Os mais elegantes do Brasil
A partir de uma lista de Alfa, júri composto por nomes como Ricardo Almeida e Costanza Pascolato elegeu Homens mais Elegantes do Brasil. Depois, internautas os rankearam
Da Redação
Publicado em 8 de janeiro de 2013 às 15h36.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h47.
Engajado e bem-vestido. Campeão de nossa eleição, o ator foge do óbvio. Ele construiu uma imagem poderosa, baseada em seu talento e numa milimétrica simplicidade
O empresário de moda e vice-presidente do grupo Arezzo&Co precisa estar impecável – ele vive entre reuniões de trabalho e festas do jet set. Quase sempre de blazer escuro com um lenço de seda no bolso, camisa e calça social, Alexandre aposta em peças atemporais e bem-cortadas, como o fraque Tom Ford que usou em seu casamento.
Ao contrário do que se poderia imaginar por sua profissão, Anderson tem muito estilo e sabe o que lhe cai bem. Nas coletivas de imprensa, não é raro vê-lo de camisa, blazer e com belos relógios no pulso. Quando não está usando seu ínfimo uniforme, além de peças de alfaiataria, aposta em jaquetas de couro, camisetas cor-de-rosa e belos pares de jeans.
Sócio de duas casas noturnas, o advogado criminalista transita entre tribunais e a noite paulistana. Quando está trabalhando, só usa ternos e camisas bem-cortados, feitos sob medida por alfaiates que frequenta há anos. Seu estilo clássico ganha um toque moderno com gravatas finas, lenços e óculos de sol arredondados.
O ator e ex-modelo traz o Rio de Janeiro impregnado em seu estilo. Casual na medida certa, usa sempre peças sóbrias, com caimento slim fit. Gosta de camiseta com decote V, calça jeans e tênis e, mesmo quando comparece a premiações ou ocasiões mais formais, o visual despojado se faz presente. Para quebrar a simplicidade das peças, o galã aposta em jaqueta com corte militar ou blazer desestruturado.
Jovem e simples. Uma personalidade que se reflete no estilo básico, embora feito de boas escolhas. Calças justas, camisetas estampadas, peças com capuz e jaquetas de sarja são os itens mais usados por ele. Para completar o mix, tênis e relógios cheios de personalidade.
O mineiro que hoje é diretor criativo da Calvin Klein Collection tem a alma minimalista, o que se reflete em suas criações. As escolhas na hora de se vestir são criteriosas e sempre clássicas. Camisa branca e blazer escuro viraram praticamente uniforme. Isso quando não está de costume preto e gravata fina. No guarda-roupa, só entram peças com boa qualidade e acabamento.
O ar de rebeldia que o ator carrega lhe confere muita personalidade. Nas mãos, um anel de caveira está sempre presente, esteja ele com um terno bem-cortado ou com a sua inseparável jaqueta de couro usada com camiseta surrada. Apesar de beirar os 40 anos, Gabriel mantém um estilo jovem.
O galã tem uma personalidade discreta, mas cativante, que se estende ao modo de vestir. Sem muitos protocolos, suas roupas têm sempre um toque inusitado. Pode ser na cor, no tecido ou no caimento. Responsável por popularizar o uso de Havaianas com calça, ele adora jaquetas com toque esportivo, tênis e malhas leves. Quando é visto de terno, escolhe modelagens secas e camisas escuras.
Fotógrafo de moda dos mais requisitados, Henrique dificilmente usa cores. Preto, branco, marinho e eventualmente xadrez compõem seu guarda-roupa. Apesar de discreto, ele não passa despercebido. Sabe escolher as proporções corretas para cada peça que veste, e a forma de combiná-las faz dele um homem despojado na medida.
Humberto dificilmente é citado sozinho. O termo “Irmãos Campana” está sempre associado às criações premiadas dos irmãos designers. Discreto, na hora de se vestir, ao contrário do que faz com seus móveis, ousa pouco. Quase sempre veste camisas em tons pastéis, tricôs com gola V e polos da Lacoste.
O designer de joias que conquistou as atrizes Cameron Diaz e Drew Barrymore mantém o preciosismo na hora de se vestir. Seu estilo mescla o bom e velho clássico com uma pitada rock and roll. Usa muito preto e branco, cores práticas, com as quais há menos chances de errar. A exigência por um acabamento e caimento impecável fez de Dior, Lanvin e Burberry suas marcas favoritas.
Presidente do time de polo São José, Kalil se veste de maneira sóbria e chique, como pede seu métier. O anfitrião do príncipe Harry no Brasil está sempre impecável, seja vestindo traje black tie em uma festa de gala, ou de camiseta polo e calça jeans para uma tarde de competição. O que ele nunca deixa de lado são relógios poderosos e óculos tipo aviador.
Ele se formou em direito, mas sua vocação falou mais alto. O cineasta, filho do escritor Rubem Fonseca, tem uma bem-sucedida produtora de comerciais e videoclipes e dirige longas-metragens. O último a estrear foi Heleno. De despojado, veste camisas e blazers desestruturados nas cores cinza e preto, e, mesmo no calor do Rio de Janeiro, está sempre alinhado.
Bem diferente do estilo exagerado adotado por muitos jogadores de futebol, Kaká adotou um jeito europeu de se vestir. É adepto de roupas com modelagens mais ajustadas, de gravatas finas e casacos de abotoamento duplo. Sua imagem correta lhe rendeu o posto de garoto-propaganda da grife Emporio Armani.
O publicitário gaúcho, sócio de uma premiada agência, sabe aplicar muito bem a criatividade na hora de se vestir. Ele combina peças modernas, como camisetas com estampas divertidas e calças com modelagens secas, a peças mais clássicas, compondo um visual alinhado com muita personalidade. Sua marca são os óculos de armação grossa de acetato.
Assumidamente vaidoso e preocupado com as roupas que veste, o publicitário, terceiro mais votado entre os internautas, não deixa de pensar no conforto. Tem camisetas, bons jeans e blazers de tecidos leves, como algodão e linho. Ele prefere marcas clássicas, como Armani e Salvatore Ferragamo. Mesmo não sendo adepto do visual engravatado, ele coleciona as peças por achar elegante. O xodó da coleção é uma Pierre Cardin, presente do próprio estilista.
Empresário e publicitário de prestígio, Nizan se veste de forma clássica – sem ser careta. Ternos bem-cortados, camisas e gravatas discretas compõem seu visual de trabalho. Em momentos descontraídos, não é difícil flagrá-lo com calças e camisas brancas de linho, calças cáqui e blazers mais despojados.
O chef francês investe em peças clássicas, de qualidade, como jaquetas de couro, blazers de veludo e tricôs em tons pastéis. Para ele a roupa transmite sua personalidade, e, sendo assim, não gosta de mudar de estilo de acordo com a tendência. Suas peças favoritas, compradas em Paris, o acompanham há mais de 30 anos, como o blazer que usou na sessão de fotos.
O espírito livre do ator se reflete em um estilo despojado e genuíno. Paulinho, que tem uma marca de roupas em sociedade com o estilista Ricardo Almeida, costuma combinar camisetas com blazers de grandes alfaiates. Cores fortes, decotes extravagantes, novas modelagens e escapulários são algumas de suas marcas. Chapéus e lenços também lhe conferem personalidade.
Aos 19 anos, ele criou o site Buscapé, revolucionou o mercado de internet e virou empresário. Aos 35 anos, tenta evitar que seu trabalho interfira na maneira casual de se vestir. Tem um estilo prático, com roupas coringas. Camisetas polo e camisas com um blazer despojado no caso de uma reunião de última hora. Gosta de marcas importadas, como Prada, Seven e a descolada All Saints.
Ousadia é a palavra que define o estilo do cantor. Escolhido pelos internautas de ALFA em segundo lugar, ele vai do streetwear ao terno com a mesma naturalidade. Versátil, tem forte influência retrô na hora de se vestir. Além de escolher acessórios de personalidade, como óculos e chapéus, arrisca nas cores de seus ternos e mistura tênis com peças de alfaiataria.
Apesar de sua pouca idade, 25 anos, o publicitário Victor Collor, filho de Pedro e Thereza Collor, tem um senso estético apurado. Costuma mesclar peças clássicas com outras mais despojadas, como tênis Vans e pulseiras. No guarda-roupa, tem marcas como Ricardo Almeida, Diesel e Gant, além de peças antigas, que eram de seu pai.
Economista de formação, o cineaste, que acaba de lançar o filme adaptado do classic beatnik On the Road, de Jack Kerouac, se veste de maneira simples e casual. Sem extravagâncias, Salles opta por peças confortáveis, como camisas e camisetas brancas, acompanhadas de um bom blazer. Em Cannes, seu uniforme consiste em costume slim fit, camisa branca e gravata fina.