Casual

Oca traz exposição sobre cultura Maya

Um dos principais itens da mostra é o trono do Templo XXI de Palenque, descoberto em 2002.

oca-maya

oca-maya

DR

Da Redação

Publicado em 14 de junho de 2014 às 10h15.

Desde terça-feira (10) está sendo exibida no Museu da Cidade - Oca, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, a exposição Mayas: revelação de um tempo sem fim que reúne pela primeira vez, mais de 380 objetos e celebra a civilização pré-colombiana que fascina gerações até os dias atuais. As obras estavam no Palácio Nacional, na Cidade do México. Um dos principais itens da mostra é o trono do Templo XXI de Palenque, descoberto em 2002.

A civilização maia se destacou cientificamente em diversas áreas, como a astronomia e a matemática. Até pouco tempo seu rebuscado sistema de escrita era um mistério. Sua decifração ampliou de forma significativa o conhecimento pelas suas descobertas e despertou múltiplos interesses em diversos segmentos.

Ao entrar na área de exposição, o visitante encontra uma seção introdutória, que traz uma visão da área geográfica e dos grupos maias, reunindo cerca de 30 etnias, cada uma com língua e expressividade próprias. "Uma linha do tempo, com informações sobre os períodos cronológicos desde a época pré-hispânica até a atualidade, passa pelo período colonial e pelo século 19", informa a Secretaria por meio de nota.

No subsolo as obras ocupam uma área de 3 mil metros quadrados, com oito eixos temáticos que abordam a diversidade dessa cultura em detalhe, como a relação com a natureza, a vida em comunidade, o centro das cidades, a relação com o tempo e a astronomia, as forças sagradas e os ritos funerários.

"É um privilégio da cidade São Paulo receber esta exposição. É resultado de um esforço do governo municipal e da Secretaria de Cultura em fortalecer os vínculos da cidade com o resto do mundo e, particularmente, com as cidades da América Latina", disse o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira.

A curadoria é de Mercedes de la Garza e de sua equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Antropologia e História no México, em colaboração com o Conselho Nacional para a Cultura e as Artes. Após sua permanência no Brasil, a mostra segue para o Quai Branly - Museu das Artes e Civilizações da África, Ásia, Oceania e Américas, em Paris (França).

Editor Valéria Aguiar

 

Acompanhe tudo sobre:ArqueologiaINFO

Mais de Casual

Consumo moderado de álcool eleva risco de câncer, diz estudo

Os 19 melhores vinhos tintos brasileiros eleitos por renomado guia internacional

Netflix divulga novo trailer do filme de 'Peaky Blinders'; veja o vídeo

Esse é o jato mais rápido do mundo e velocidade supera 1 mil km/h