Casual

Mesmo criticado, 'Transformers: A Era da Extinção' arrecada US$ 300 milhões em estreia pelo mundo

Filme não agradou a crítica especializada, mas quebrou o recorde do mais recente Capitão América na bilheteria da estreia nos EUA

transformers (Divulgação)

transformers (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2014 às 17h45.

Quarto filme da série de robôs transformistas do diretor Michael Bay, “Transformers: A Era da Extinção” estreou neste final de semana nos EUA e em alguns países pelo mundo. E em apenas três dias, conseguiu arrecadar 301,3 milhões de dólares em bilheteria, sendo um terço disso só em território norte-americano – o que inclui o Canadá.

A considerável quantia já é suficiente para pagar os custos da produção – que foram de altos 210 milhões de dólares – e para colocar o filme definitivamente na categoria de blockbuster. E apesar de ainda não liderar o ranking anual de arrecadação, os Autobots já caminham para isso: ao menos na estreia na América do Norte, o longa ultrapassou o mais recente do Capitão América, que ficou nos 95 milhões de dólares em seus três primeiros dias lá em abril.

Dentro da série, no entanto, o “A Era da Extinção” ainda ficou em segundo entre os que mais arrecadaram com bilheteria doméstica (norte-americana, no caso) na estreia. “A Vingança dos Derrotados”, segundo da franquia, bateu os 108 milhões de dólares logo de cara, embora ainda fique atrás do “Lado Oculto da Lua” em termos de total pelo mundo – são 836,8 milhões de dólares de Transformers 2 contra 1,12 bilhão de dólares do terceiro. Dá para imaginar, então, que a briga de robôs e dinossauros contra os vilões consiga um resultado parecido ou maior no fim das contas.

//www.youtube.com/embed/_HI-DhgJdeE

O filme e a recepção – Assim como os outros três longas da franquia, “A Era da Extinção” é um sucesso nas bilheterias, mas está longe de ser amado pela crítica especializada. No agregador de notas Rotten Tomatoes, por exemplo, a média do filme é de pífios 17/100, muito menor do que a do primeiro (57/100). No IMDB, a situação é um pouco melhor, com uma nota de 6,5, um pouco pior do que os 7,4 do primeiro e melhor do que as dos outros dois filmes. No Metacritic, por fim, os 31 pontos de 100 possíveis colocam a nova obra de Michael Bay como a pior da série.

Mas avaliações de terceiros à parte, “Transformers: A Era da Extinção” coloca o grupo de Autobots de Optimus Prime contracenando com os Dinobots – ou dinossauros robóticos que até cospem fogo, possivelmente os maiores atrativos da obra.

O filme até funciona como uma sequência dos outros três, mas tem um elenco bem diferente. Mark Wahlberg felizmente toma o lugar de Shia LeBeouf como o mocinho, enquanto Nicola Peltz assume o antigo papel de Megan Fox e Rosie Huntington-Whiteley como a musa que o diretor fez questão de ter em todos os seus filmes com os autobots.

Fora os dois, o longa ainda tem Stanley Tucci (de Jogos Vorazes) e Kelsey Grammer (o Fera de X-Men) no elenco. O novo Transformers estreia aqui no Brasil só depois do final da Copa do Mundo, em 17 de julho. Enquanto o dia não chega, confira abaixo imagens com alguns dos robôs que estarão na obra – porque, no fim das contas, são eles que importam.

Clique para abrir o link no navegador

Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEntretenimentoINFORobóticaServiços

Mais de Casual

"A Era das revoluções", de Fareed Zakaria, explica raízes do mundo contemporâneo; leia trecho

Do campo à xícara: saiba o caminho que o café percorre até chegar a sua mesa

Com sustentabilidade e legado, sempre teremos Paris

3,5 mil quartos e R$ 100 milhões em reformas: os planos da Meliá para o Brasil

Mais na Exame