Casual

NY lembra Beatles no 50º aniversário da primeira visita

Passados exatamente cinco décadas desde a visita, a "beatlemania" segue viva

Os ex-Beatles Paul McCartney e Ringo Starr se apresentam durante show em comemoração ao 50º aniversário da primeira aparição dos Beatles na TV norte-americana, em Los Angeles (Mario Anzuoni/Reuters)

Os ex-Beatles Paul McCartney e Ringo Starr se apresentam durante show em comemoração ao 50º aniversário da primeira aparição dos Beatles na TV norte-americana, em Los Angeles (Mario Anzuoni/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2014 às 21h55.

Nova York - Nova York lembra nesta sexta-feira o 50º aniversário da chegada dos Beatles à "Big Apple", primeira parada da visita com a qual em 1964 o quarteto britânico revolucionou os Estados Unidos e escreveu uma das páginas fundamentais da história do rock and roll.

Passados exatamente cinco décadas desde que John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr desceram a escada do voo 101 de Pan Am diante de quatro mil fãs enlouquecidos, a "beatlemania" segue viva.

O aeroporto nova-iorquino JFK, que recebeu pela primeira vez os "Fab Four" em solo americano, acolheu nesta sexta-feira uma cerimônia para lembrar o histórico momento, um tributo que se soma a uma série de shows, exposições e atos relacionados com os Beatles que acontecerão nos próximos dias na cidade.

O mundo do R&B deu o tiro de largada na quinta-feira com um concerto homenagem no lendário teatro Apollo do Harlem, enquanto nesta sexta-feira o grupo americano Spin Doctors se rodeará de várias das melhores bandas covers dos Beatles no teatro Hudson.

Mais shows estão marcados para o fim de semana em Nova York e em outras cidades, com o domingo como auge, coincidindo com o 50º aniversário da primeira aparição da banda no programa de televisão "The Ed Sullivan Show", um momento histórico que pôs 73 milhões de espectadores em frente ao televisor.

O canal "CBS" transmitirá no domingo um grande programa especial com uma entrevista de McCartney e Starr com o popular apresentador David Letterman e um show gravado há um mês com apresentações dos dois Beatles vivos e homenagens de estrelas como Stevie Wonder, Katy Perry, Dave Grohl e Alicia Keys, entre outros.

O impacto da chegada dos Beatles aos EUA não se limitou ao mundo musical e assim serão também as celebrações do 50º aniversário de sua primeira visita ao país.

A Biblioteca Pública de Nova York recebe até o dia 10 de maio uma exposição com mais de 400 objetos relacionados com o grupo sob o título "Ladies and Gentlemen.. The Beatles!".

A mostra inclui instrumentos, fotografias, filmes, roupas e, inclusive, uma recriação do clássico quarto de um adolescente fã do grupo nos anos 60.

Aproveitando o momento, foi anunciado o leilão do fundo do cenário da apresentação dos Beatles no show de Ed Sullivan, sobre o qual os quatro músicos deixaram suas assinaturas há 50 anos.

Segundo vários meios de comunicação, a peça será colocada à venda em 26 de abril em Nova York e poderia alcançar o preço de US$ 1 milhão.

Acompanhe tudo sobre:ArteBandasCelebridadesEntretenimentoIndústria da músicaMetrópoles globaisMúsicaNova YorkThe Beatles

Mais de Casual

Para onde os mais ricos do mundo viajam nas férias de fim de ano? Veja os destinos favoritos

25 restaurantes que funcionam entre o Natal e o Ano Novo em São Paulo

Boa Vista Surf Lodge, da JHSF, chega ao mercado hoteleiro de luxo

F1 oferece acesso privilegiado aos bastidores das corridas — e por um alto preço