Na Dieta do Dr. Atkins, carboidrato é vilão
São Paulo – Também conhecida como a dieta da proteína, a Dieta do Dr. Atkins tem foco no consumo de proteínas e no corte de carboidratos, considerados os grandes vilões do emagrecimento. Segundo o regime criado pelo médico americano Robert Atkins, para emagrecer, basta seguir um cardápio repleto de alimentos de origem animal, como carnes, […]
Da Redação
Publicado em 26 de setembro de 2012 às 16h37.
Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 09h02.
São Paulo – Também conhecida como a dieta da proteína, a Dieta do Dr. Atkins tem foco no consumo de proteínas e no corte de carboidratos, considerados os grandes vilões do emagrecimento . Segundo o regime criado pelo médico americano Robert Atkins, para emagrecer, basta seguir um cardápio repleto de alimentos de origem animal, como carnes, ovos, peixes, bacon, embutidos e queijos, sem precisar contar calorias.
Organizada em quatro fases, a dieta limita, inicialmente, a quantidade de carboidratos permitidos a apenas 20 gramas por dia (de saladas e vegetais, exceto tubérculos). Com o passar do tempo e com a perda de peso, o numero aumenta, mas sempre aos poucos, até um nível que permita manter a marca (podendo atingir 40 gramas diários), na tentativa de evitar o efeito sanfona.
A promessa é de perda de até oito quilos em um mês. No entanto, a manutenção do peso pode não ser tão fácil quanto a desejada, uma vez que o cardápio limitado pode ser abandonado após certo tempo. Além disso, o excesso de proteínas e gorduras (que são consumidas à vontade) no corpo pode desencadear problemas renais, intestinais e de colesterol. Já a falta de carboidratos pode ocasionar problemas de humor, sono, tontura e fraqueza.