Casual

Música em streaming, um mercado em crescimento nos EUA

Os serviços para ouvir música na internet por reprodução sem download estão ganhando a preferência dos ouvintes americanos


	Anúncio da empresa Pandora, no prédio da Bolsa de Nova York: Pandora continua sendo o serviço de streaming mais popular no grupo etário de 13 a 35 anos, com 39%
 (Spencer Platt/AFP)

Anúncio da empresa Pandora, no prédio da Bolsa de Nova York: Pandora continua sendo o serviço de streaming mais popular no grupo etário de 13 a 35 anos, com 39% (Spencer Platt/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2013 às 13h35.

Washington - Os serviços para ouvir música na internet via streaming (reprodução sem download), como Pandora Radio on-line, estão ganhando rapidamente lugar entre as preferências dos ouvintes americanos com menos de 35 anos, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira.

A pesquisa do Grupo NPD mostra que os serviços de rádio por internet de assinatura gratuita representaram 23% da música ouvida em média semanal por consumidores entre 13 e 35 anos no quarto trimestre de 2012.

No ano anterior, a porcentagem para mesma faixa etária foi de 17%.

A pesquisa mostra que esses ouvintes estão deixando de lado a tradicional rádio AM/FM, que perdeu dois pontos percentuais e agora representa 24% do tempo dedicado a ouvir música.

Ao contrário, entre os maiores de 36 anos, a maioria dedicou mais tempo a ouvir música nas rádios AM/FM (41%), do que pela internet (13%).

A pesquisa também mostrou uma mudança em como se ouve música: mais pessoas o fazem com dispositivos móveis e menos em CDs e arquivos de música digital.

Um em cada cinco usuários da Pandora ou iHeartRadio também se conecta ao serviço em seu automóvel, um reduto tradicional das rádios AM/FM.

Pandora continua sendo o serviço de streaming mais popular no grupo etário de 13 a 35 anos, com 39%, segundo NPD.

Em seguida, estão iHeartRadio (11%), a versão gratuita do Spotify (9%), Grooveshark (3%) e Slacker (2%).

Acompanhe tudo sobre:ArteDownloadsEntretenimentoEstados Unidos (EUA)Indústria da músicaInternetMúsicaPaíses ricos

Mais de Casual

O dia em que joguei tênis na casa do Ronaldo Fenômeno

Torra fresca: novidades para quem gosta de café

Leilão de relógios de luxo tem Rolex com lance a partir de R$ 50

O carro mais desejado do Brasil até R$ 150 mil, segundo ranking EXAME Casual