Museu do Prado anuncia descoberta de cópia da Monalisa

Obra encontrada em um depósito foi feita por um aluno de Leonardo da Vinci na mesma época do original

Madri - O museu espanhol do Prado anunciou nesta quarta-feira a descoberta de uma cópia da Monalisa, de Leonardo da Vinci, encontrada em seus depósitos, e que foi pintada na mesma época da original por um aluno do mestre.

O museu apresentou fotografias da pintura, que esteve abandonada por décadas em um sótão, depois de sua restauração.

A pintura retrata a mesma mulher pintada por Da Vinci, mais jovem e com o rosto mais fresco, mas com a mesma pose e o mesmo sorriso enigmático.

Contudo, o fundo estava completamente preto, coberto por várias camadas de tinta preta, que foram removidas por especialistas cuidadosamente.

A versão restaurada mostra no fundo uma paisagem de colinas e rios que muito se parece com a pintura original, atualmente no Museu do Louvre, em Paris.

De acordo com um relatório sobre os detalhes descobertos pelos especialistas, publicado na revista britânica "The Art Newspaper", o trabalho é uma cópia da pintura de Da Vinci realizado por algum de seus alunos.

A publicação acrescentou que a descoberta ajudará a entender como a obra-prima de Leonardo foi pintada, e notou que a mulher representada no célebre quadro, aparentemente de meia-idade, pode ser resultado da ação do verniz na tela.

"Esta descoberta sensacional vai transformar a nossa compreensão da mais famosa pintura do mundo", apontou a publicação.

O museu confirmou as informações da imprensa e se comprometeu a oferecer maiores detalhes em breve.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.