Casual

Morre o lendário cantor Andy Williams

Conhecido pelo sucesso "Moon River", o americano morreu de um câncer na bexiga aos 84 anos


	O cantor Andy Williams se apresenta em uma cerimônia em Nova York em 2009: Williams ganhou 18 discos de ouro e três de platina ao longo de sua carreira
 (Larry Busacca/Getty Images/AFP)

O cantor Andy Williams se apresenta em uma cerimônia em Nova York em 2009: Williams ganhou 18 discos de ouro e três de platina ao longo de sua carreira (Larry Busacca/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2012 às 13h53.

Nova York - O lendário cantor americano Andy Williams, intérprete de "Moon River", morreu aos 84 anos, informou a imprensa americana nesta quarta-feira.

Williams, que atingiu o auge de sua fama nos anos 1960, faleceu em consequência de um câncer na bexiga, informou seu agente ao jornal USA Today.

Williams ganhou 18 discos de ouro e três de platina ao longo de sua carreira marcada basicamente por sucessos românticos.

"O lendário cantor Andy Williams faleceu na noite passada (terça-feira) em sua casa, em Branson, Missouri, depois de um ano de luta contra um câncer de bexiga, anunciou sua família", segundo a nota divulgada pelo agente, Paul Shefrin.

Nascido em Wall Lake, Iowa, filho de um ferroviário, Howard Andrew Williams cantava no coro da igreja com seus irmãos Bob, Dick e Don, o início de uma carreira profissional de 75 anos.

Depois da Segunda Guerra Mundial, trabalhou com a artista Kay Thompson em um número que fez muito sucesso em "nightclubs". Em suas memórias de 2009, "Moon River and Me," Williams admitiu ter mantido um longo romance com Thompson, 18 anos mais velha.

Em sua trajetória de maior ganhador de discos de ouro em comparação com astros como Frank Sinatra, Johnny Mathis e Elvis Presley, Williams também ganhou um Oscar por sua interpretação de "Moon River", sucesso do clássico "Bonequinha de luxo", de 1961.


Isso levou a NBC a contratá-lo para protagonizar o popular "Andy Williams Show" em 1962, que ficou no ar por quase uma década, até 1971.

Presença frequente nas premiações do Grammy e do Globo de Ouro, Williams também era conhecido por seus especiais televisivos de Natal e, nos últimos anos, dirigia um teatro em Branson, Missouri.

Williams foi casado com Debbie, com quem teve três filhos, Robert, Noelle e Christian, e com a dançaria francesa Claudine Longet.

Ele e Longet se divorciaram em 1975 e, no ano seguinte, ela foi presa e indiciada pela suposta morte acidental de seu namorado, Spider Sabich, campeão de esqui olímpico. Williams permaneceu ao lado da ex-esposa durante todo o processo.

O local de nascimento de Williams em Iowa virou atração turística e, em 1990, ele comprou um teatro em sua cidade adotiva, Branson, Missouri, e o batizou de "Moon River Theater" em homenagem à canção que o tornou famoso.

Ao invés de coroas de flores, a família do cantor pediu que parentes e amigos façam doações em seu nome ao Centro de Câncer de Bexiga, informou seu agente.

Acompanhe tudo sobre:ArteEntretenimentoEstados Unidos (EUA)Indústria da músicaMortesMúsicaPaíses ricos

Mais de Casual

Quantos aromas tem um café?

Novo iate de estaleiro brasileiro é uma mansão flutuante com varanda

Wagyu: 6 restaurantes em São Paulo para provar a rara carne japonesa

Conheça o Bugatti Chiron: o carro de R$ 50 milhões que se tornou o mais caro do Brasil

Mais na Exame