Emmanuelle Riva: dois filmes marcaram sua trajetória, "Hiroshima, meu amor" em 1959, e "Amor", em 2012 (Vittorio Zunino Celotto/Getty Images)
EFE
Publicado em 28 de janeiro de 2017 às 10h43.
Paris - A atriz francesa Emmanuelle Riva, dona de uma extensa carreira durante a qual ficou marcada como musa dos diretores Alain Resnais e Michael Haneke com mais de meio século de diferença, morreu em Paris aos 89 anos.
A morte de Emmanuel Riva aconteceu na sexta-feira à tarde em consequência de um câncer, segundo informou neste sábado o jornal francês "Le Monde".
A atriz tinha se manifestado de forma muito discreta sobre sua doença, e sempre demonstrou o desejo de seguir trabalhando.
Tanto que no ano passado rodou um filme na Islândia, depois representou um espetáculo em Roma e seguia analisando várias propostas que lhe chegavam, segundo o jornal.
Os dois filmes que marcaram sua trajetória se situam no começo e no final de sua carreira como atriz. O primeiro foi "Hiroshima, meu amor", de Alain Resnais, em 1959, e o segundo, "Amor", de Michael Haneke, em 2012.
Por este último foi agraciada com o prêmio César de melhor atriz.