Casual

Médicos tentaram reanimar Marco Simoncelli por 45 minutos

Piloto sofreu uma queda na curva 11 e deslizou pela pista com a moto, sendo atingido pelo norte-americano Colin Edwards e pelo italiano Valentino Rossi

Marco Simoncelli (Getty Images)

Marco Simoncelli (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2011 às 11h34.

Sepang - O diretor-médico da MotoGP explicou neste domingo como se deu o processo de atendimento ao italiano Marco Simoncelli, que morreu após sofrer grave acidente na etapa da Malásia da MotoGP, no circuito de Sepang. De acordo com Michele Macchiagodena, o piloto sofreu uma parada cardíaca e estava inconsciente quando foi atendido. Ele revelou ainda que os médicos tentaram reanimá-lo, sem sucesso, por 45 minutos.

"Quando o nosso pessoal médico chegou ao local ele estava inconsciente. Na ambulância, porque houve uma parada cardíaca, iniciaram a tentativa de reanimação. Mal chegou ao Centro Médico, com a ajuda conjunta do médico do nosso pessoal da Clínica Móvel e dos médicos locais, o Marco foi entubado e foi possível retirar algum sangue do tórax.

As tentativas de reanimação continuaram ao longo de 45 minutos porque tentamos ajudá-lo o máximo de tempo que achamos possível. Infelizmente não foi possível ajudá-lo mais e tivemos de declarar a morte às 16h56 (hora local)", disse.

Na primeira volta da etapa da Malásia da MotoGP, Simoncelli sofreu uma queda na curva 11 e deslizou pela pista com a moto, sendo atingido pelo norte-americano Colin Edwards e pelo italiano Valentino Rossi. "Por causa do acidente durante a corrida, em que ele foi abalroado por outros pilotos, ele sofreu um traumatismo muito grave na cabeça, pescoço e peito", explicou Macchiagodena.

No acidente, o capacete de Simoncelli se soltou. Paul Butler, membro da direção da prova, evitou comentar sobre a possibilidade disto ter aumentado a gravidade do incidente. "Creio que se responder isto, será em outra ocasião. Que fique muito claro que as consequências e circunstâncias que envolvem o acidente vão ser investigadas de forma aprofundada", disse.

Macchiagodena confirmou que o estado de Edwards após o acidente não preocupa. "Ele deslocou o ombro e, após anestesia, o ombro está agora na posição correcta. Ele está bem".

Acompanhe tudo sobre:Setor de esportes

Mais de Casual

Dicas culturais para aproveitar durante as férias

Arquitetos são substituídos por marcas e prédios se tornam grifes para morar

Voos internacionais em 2025 devem ter Ásia como destino principal

6 dicas para aproveitar Fernando de Noronha em qualquer época do ano