Luxo no parque nacional: conheça o Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu

O hotel do grupo Belmond oferece experiências como o piquenique ao pôr-do-sol, repagina a carta de drinques e se prepara para comemorar o dia da onça pintada em 29 de novembro
Piquenique ao pôr do sol: uma das experiências mais requisitadas do hotel Cataratas (Carmen Fukunari/Exame)
Piquenique ao pôr do sol: uma das experiências mais requisitadas do hotel Cataratas (Carmen Fukunari/Exame)
C
Carmen Fukunari

Publicado em 23/11/2022 às 12:11.

Última atualização em 25/11/2022 às 11:19.

Construído nos anos 1950, o palácio cor de rosa do Hotel das Cataratas se destaca em meio ao exuberante verde do Parque Nacional de Foz do Iguaçu. Concedida ao grupo Belmond, o mesmo do luxuoso Hotel Copacabana Palace, o empreendimento teve um investimento de 13 milhões de reais em obras que terminam em 2023 e oferece conforto e experiências exclusivas localizado em uma das Sete Maravilhas do Mundo e considerada Patrimônio Mundial Natural pela Unesco.

Com vista privilegiada para as cataratas e rodeado por floresta tropical, o Hotel das Cataratas oferece diversas experiências exclusivas. Amenities artesanais e um pequeno travesseiro bordado com o nome do hóspede cuidadosamente arrumado sobre a cama dão boas-vindas ao adentrar à espaçosa acomodação com pisos de madeira e móveis coloniais. O serviço de quarto é cuidadoso até com cabos de eletrônicos que são enrolados e amarrados delicadamente com lacinhos cor de rosa. Ao anoitecer, garrafa de água e docinho são colocados no criado-mudo, assim como o chinelo no tapetinho ao lado da cama.

Ao amanhecer e ao cair da tarde é possível avistar revoadas de pássaros pela janela do quarto. Em todo o entorno do hotel é comum observar espécies como tucanos, guacho e saíra-sete-cores. Pássaros estes que levam o nome de drinques do Bar Tarobá, recentemente criados pelo chefe de bar Nacir Zandona (que acabara de completar 30 anos de casa) e assessorado pelo do mixologista Alex Mesquita, um dos grandes nomes da coquetelaria do Brasil.

As criações utilizam ingredientes brasileiros como açaí, pitanga, tiquero (aguardente de mandioca), erva-mate e são cuidadosamente apresentados. O drinque Saíra 7 Cores (cachaça, suco de abacaxi e limão, manjericão e xarope de mel) é servido numa taça com formato exclusivo de pássaro e o Guacho (licor de açaí, suco de limão e xarope e espuma de gengibre), apresentados numa base de tricô lembrando o ninho desta espécie.

A preocupação em usar ingredientes brasileiros não é exclusividade apenas nos drinques autorais. A carta de cachaça do bar com 73 rótulos é o maior em um bar de hotel, explica Nacir, estudioso de cachaça e que conduz uma das experiências mais requisitadas do hotel: a degustação de cachaça harmonizada com queijos, geléias, chocolates e frutas, com valores a partir de 175 reais.

Os vinhos servidos no restaurante Itaipu também são regionais, sendo seis deles paranaenses, escolhas essas feitas pelo sommelier Deivid Machado de Moraes e pelo gerente de alimentos Fabio Pereira, que fizeram a curadoria e levaram em conta a escolha de vinícolas que se preocupam com a preservação ambiental.

O hotel ainda oferece uma lista de mais de uma dezena de experiências gastronômicas e de incursões pelo parque. O destaque fica com o piquenique ao pôr do sol. Com cardápio escolhido pelo hóspede com até quatro horas de antecedência, o cenário que se pode observar sentado no gramado de frente para a queda d’água das cataratas é uma das experiências mais requisitadas do hotel.

Uma das grandes vantagens de se hospedar dentro do parque é poder explorar as cataratas em horários exclusivos, antes mesmo da abertura dos portões para outros visitantes e encontrar famílias de guaxinins, pássaros raros e quem sabe até avistar uma onça pintada. São 24 animais vivendo livremente pelo parque.

Desde sua chegada, o grupo Belmond, contribui ativamente com a preservação e proteção dos animais nativos da região. No dia 29 de novembro, é comemorado o dia internacional da onça pintada e o hotel converte 100% de alguns ítens como o mascote Avati (uma oncinha de pelúcia) disponível na boutique do hotel, assim como um dos drinks mais populares do hotel, a Onça Pintada (caipirinha de cachaça orgânica, tangerina e maracujá que lembram as pintas das onças), na preservação da espécie.

Ainda em comemoração à data, o hotel terá em sua programação exposição e tours temáticos, e a simpática kombi cor de rosa (ícone que compõe a fachada do hotel), também será repaginada pela artista Heloisa Hariadne, com visual inspirado na natureza e nas onças pintadas.

O hotel conta com 187 apartamentos e suítes, e as diárias saem a partir de 1.795 reais+ taxas.

Hotel das Cataratas - Rodovia Br 469, Km 32, s/n Parque Nacional, Foz do Iguaçu, Paraná, (45) 2102-7000. https://www.belmond.com/hotels/south-america/brazil/iguassu-falls/belmond-hotel-das-cataratas/

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.