Casual

"Lincoln" lidera indicações ao prêmio Bafta

Filme estrelado por Daniel Day-Lewis recebeu 10 indicações na principal premiação do cinema britânico


	Cinebiografia foi indicada nas categorias de melhor filme, ator, ator coadjuvante (Tommy Lee Jones) e atriz coadjuvante (Sally Field)
 (Divulgação)

Cinebiografia foi indicada nas categorias de melhor filme, ator, ator coadjuvante (Tommy Lee Jones) e atriz coadjuvante (Sally Field) (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2013 às 11h41.

Londres - "Lincoln", filme estrelado por Daniel Day-Lewis que conta a história da luta do presidente dos EUA Abraham Lincoln contra a escravidão, recebeu 10 indicações ao prêmio Bafta, nesta quarta-feira, largando à frente dos competidores na principal premiação do cinema britânico.

A cinebiografia foi indicada nas categorias de melhor filme, ator, ator coadjuvante (Tommy Lee Jones) e atriz coadjuvante (Sally Field), mas o diretor Steven Spielberg não foi indicado.

Críticos britânicos disseram que o filme também está entre os principais colocados para arrebatar indicações ao Oscar, que serão anunciadas na quinta-feira.

A versão cinematográfica do musical de sucesso mundial "Os Miseráveis" e a saga de um naufrágio em "As Aventuras de Pi" apareceram em seguida, com nove indicações ao Bafta cada, enquanto a mais recente franquia de James Bond, "007 - Operação Skyfall", recebeu oito.

O suspense de um refém no Irã "Argo" ganhou sete indicações, e "Anna Karenina", uma adaptação do romance russo, ganhou seis.

O faroeste da época da escravidão de Quentin Tarantino "Django Livre" e "A Hora Mais Escura", sobre a caçada a Osama bin Laden, ficaram logo atrás com cinco nomeações cada.


"Amour", um retrato em movimento da morte do diretor austríaco Michael Haneke, levou quatro indicações, um número considerado alto para um filme em língua estrangeira.

A atriz Judi Dench, de "Operação Skyfall", foi indicada para melhor atriz coadjuvante como a espiã M, chefe de James Bond, e o ator espanhol Javier Bardem foi indicado para melhor ator coadjuvante por seu vilão Silva.

No entanto, é provável que haja decepção uma vez que o filme, que se tornou o mais bem sucedido da história nas bilheterias britânicas e ganhou elogios da crítica, não foi incluído na lista final do prêmio mais cobiçado, o de melhor filme.

Esse prêmio será disputado por "Argo", "Lincoln", "As Aventuras de Pi", "Os Miseráveis" e "A Hora Mais Escura".

Concorrendo para melhor ator ao lado de Daniel Day-Lewis estão Ben Affleck ("Argo"), Bradley Cooper ("Silver Linings Playbook"), Hugh Jackman ("Os Miseráveis") e Joaquin Phoenix na história sobre a Cientologia, "O Mestre".

O prêmio de melhor atriz está entre Emmanuelle Riva ("Amour"), Helen Mirren ("Hitchcock"), Jennifer Lawrence ("O Lado Bom da Vida"), Jessica Chastain ("A Hora Mais Escura") e Marion Cotillard ("Ferrugem e Osso").

Assim como Haneke e Affleck, Ang Lee está na corrida para melhor diretor por "As Aventuras de Pi", e também concorrem Tarantino e Kathryn Bigelow ("A Hora Mais Escura").

A cerimônia de premiação para os Bafta, formalmente chamados de Prêmios da Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão, será em Londres no dia 10 de fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEntretenimentoFilmesServiços

Mais de Casual

Heineken lança guia que dá match entre bares e clientes

Kobra transforma instituto e ateliê aberto ao público em inspiração para grafiteiros

O dia em que joguei tênis na casa do Ronaldo Fenômeno

Torra fresca: novidades para quem gosta de café