Casual

Iniciativa expõe os benefícios das licenças parentais e viraliza

O movimento “De Dentro de Casa Pra Rua”, liderado por Seu Jorge e Yasmine Sterea, expõe os benefícios das licenças parentais para a sociedade e indivíduos

Yasmine McDougall Sterea e Seu Jorge, unidos no projeto  “De Dentro de Casa Pra Rua”. (Divulgação/Divulgação)

Yasmine McDougall Sterea e Seu Jorge, unidos no projeto “De Dentro de Casa Pra Rua”. (Divulgação/Divulgação)

JS

Julia Storch

Publicado em 22 de junho de 2021 às 17h50.

Última atualização em 22 de junho de 2021 às 18h50.

Como iniciativas de equidade de gênero podem, de fato, ser postas em prática? Seu Jorge, cantor, compositor e empresário, se une a Yasmine McDougall Sterea, empreendedora social, CEO do Free Free e da FF Change e colunista e apresentadora do Nosso Olhar, e acabam de lançar o movimento “De Dentro de Casa Pra Rua”, projeto sobre Licenças Parentais Universais.

Com vídeo lançado ontem, a dupla questiona quais papéis homens e mulheres devem representar na criação dos filhos, em tarefas de casa e na sociedade. Mitos são expostos e questionados, e dados sobre a presença paterna no dia a dia dos filhos demonstram o impacto que podem ter na sociedade.

Segundo estudos, crianças com ausência do pai têm duas vezes mais probabilidade de repetir o ano escolar e 11 vezes de apresentar comportamento violento nas escolas.

“Quando falamos em iniciativas que promovem equidade de gênero, o tema vai muito além de justiça social. É uma questão de estabilidade, crescimento e segurança de um país inteiro. Países com mais desigualdade de gênero têm quase duas vezes mais chances de terem uma pontuação alta no índice global de fome, e 1,5 vez mais chances de serem violentos e instáveis. Com esse movimento e com as iniciativas em prática buscamos realizar mudanças estruturais e culturais. A licença parental, que engloba todos os formatos de família, é uma solução que muda a visão do homem e da mulher e suas interseccionalidades perante a sociedade”, afirma Sterea, cofundadora do movimento.

Lançado ontem, 21, o vídeo já conta com mais de 100.000 views no Instagram e retorno positivo do público. “Sentimos que o vídeo trouxe um retorno de pessoas que têm visões políticas diferentes, porque a gente tá falando aí de realmente uma mudança social, que é para todos. Seja para os filhos, para os pais, para as mães e famílias de todos os formatos”, comenta Sterea. 

A união entre os empresários surgiu com um convite de Yasmine a Seu Jorge. “Jorge é um homem que tem três filhas, que superou e conquistou muitas coisas. É uma pessoa totalmente resiliente, e que acredita nesses valores de equidade, de responsabilidade afetiva e da parentalidade afetiva”, comenta Sterea sobre a parceria da fundação da iniciativa junto com o músico.

Em agosto, a dupla apresentará uma conferência com convidados internacionais e empresas, privadas. “Nosso projeto não é só sobre licenças parentais, mas é sobre homens e mulheres juntos e unidos para causas da equidade de gênero e racial. Queremos mudar estruturalmente e culturalmente as visões de pessoas e empresas”, comenta Sterea. 

Jorge complementa não apenas sobre o preconceito mas também a desinformação sobre o tema de licenças parentais. “No Brasil, sobretudo, é um tema novo. Quando falamos de licença parental, não estamos falando de licença paterna, mas como um todo, dos homens e mulheres, e quando bem-sucedida, essa divisão reflete na sociedade de forma extremamente positiva”, diz.

Ao longo do ano, serão apresentados um calendário de ações, assim como consultoria e palestras para empresas. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasFeminismoLicença-maternidadeLicença-paternidade

Mais de Casual

Os 6 imóveis mais caros comprados em 2024; brasileiro está na lista

NIB Bebidas lança linha de bitters, o tempero da alta coquetelaria, e mira crescer 300%

Os motivos que fazem da Ford Ranger um sucesso no Brasil

Honda e Nissan iniciam conversas de fusão para concorrer com gigantes dos elétricos