Casual
Acompanhe:

Ingresso para o Museu do Ipiranga pode ser trocado por 1 kg de alimento

A gratuidade para acesso ao Museu do Ipiranga foi prorrogada até março deste ano, em razão da grande procura após a reinauguração do espaço cultural

Museu do Ipiranga em São Paulo. (Getty Images/Getty Images)

Museu do Ipiranga em São Paulo. (Getty Images/Getty Images)

E
Estadão Conteúdo

6 de janeiro de 2023, 12h36

Passadas as festas de fim de ano, o Museu do Ipiranga será reaberto ao público a partir da próxima terça-feira, dia 10. Os ingressos permanecem gratuitos para visitação e a partir desta sexta-feira, 6, poderão ser trocados por 1 quilo de alimento não perecível. A iniciativa faz parte de ação em parceria com o Mesa Brasil Sesc São Paulo, programa de combate à fome e ao desperdício que há quase 30 anos conecta empresas doadoras e instituições sociais.

A reserva da entrada permanece da mesma forma, podendo ser feita pela internet. Semanalmente, às sextas, às 10h, são oferecidos os ingressos para as duas semanas seguintes. O cadastro na plataforma Sympla pode ser feito antes da abertura do lote, para agilizar o agendamento.

Segundo a organização, outra opção para quem não conseguir reservar o ingresso pela internet é retirá-lo diretamente na bilheteria. A distribuição começa a ser feita às 11h30, por ordem de chegada e está sujeita à lotação. "Os bilhetes são liberados a cada 1 hora e a dica é comparecer ao local com pelo menos 30 minutos de antecedência", recomenda.

A gratuidade para acesso ao Museu do Ipiranga foi prorrogada até março deste ano, em razão da grande procura após a reinauguração do espaço cultural.

Campanha contra a fome

As doações dos alimentos — tanto de quem reservou pela internet quanto de quem fará a retirada presencial dos ingressos — poderão ser entregues diretamente no Museu do Ipiranga, em caixas que estarão expostas ao lado da bilheteria. A participação é espontânea.

A iniciativa retoma parceria que o museu já havia realizado com o Sesc em junho de 2021, durante a pandemia. Também visa a conscientizar a população sobre a importância da doação responsável, com itens de qualidade, facilmente coletados e dentro da validade.

O que doar: alimentos não perecíveis, embalados no prazo de validade como arroz, feijão, macarrão, óleo, leite em pó, sardinha em lata, milho em lata, ervilha em lata, molho de tomate e farinha de trigo.

Os mantimentos arrecadados serão distribuídos às instituições sociais de São Paulo cadastradas e beneficiadas pelo programa, como creches, atendimento a crianças e jovens, abrigos, centros de acolhida para pessoas em situação de rua, centros de convivência para idosos, entre outros.

Serviço:
Museu do Ipiranga - USP
Endereço: entrada pela Rua dos Patriotas, nº 20.
Funcionamento: terça a domingo, das 11h às 17h (com última entrada às 16h30). É obrigatório o uso de máscara nas dependências.
Ingressos: troque 1 quilo de alimento não perecível pela entrada (retire pelo site ou na bilheteria do Museu do Ipiranga).

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.