Ingresso para o Museu do Ipiranga pode ser trocado por 1 kg de alimento
A gratuidade para acesso ao Museu do Ipiranga foi prorrogada até março deste ano, em razão da grande procura após a reinauguração do espaço cultural
Museu do Ipiranga em São Paulo. (Getty Images/Getty Images)
6 de janeiro de 2023, 12h36
Passadas as festas de fim de ano, o Museu do Ipiranga será reaberto ao público a partir da próxima terça-feira, dia 10. Os ingressos permanecem gratuitos para visitação e a partir desta sexta-feira, 6, poderão ser trocados por 1 quilo de alimento não perecível. A iniciativa faz parte de ação em parceria com o Mesa Brasil Sesc São Paulo, programa de combate à fome e ao desperdício que há quase 30 anos conecta empresas doadoras e instituições sociais.
A reserva da entrada permanece da mesma forma, podendo ser feita pela internet. Semanalmente, às sextas, às 10h, são oferecidos os ingressos para as duas semanas seguintes. O cadastro na plataforma Sympla pode ser feito antes da abertura do lote, para agilizar o agendamento.
Segundo a organização, outra opção para quem não conseguir reservar o ingresso pela internet é retirá-lo diretamente na bilheteria. A distribuição começa a ser feita às 11h30, por ordem de chegada e está sujeita à lotação. "Os bilhetes são liberados a cada 1 hora e a dica é comparecer ao local com pelo menos 30 minutos de antecedência", recomenda.
A gratuidade para acesso ao Museu do Ipiranga foi prorrogada até março deste ano, em razão da grande procura após a reinauguração do espaço cultural.
Campanha contra a fome
As doações dos alimentos — tanto de quem reservou pela internet quanto de quem fará a retirada presencial dos ingressos — poderão ser entregues diretamente no Museu do Ipiranga, em caixas que estarão expostas ao lado da bilheteria. A participação é espontânea.
A iniciativa retoma parceria que o museu já havia realizado com o Sesc em junho de 2021, durante a pandemia. Também visa a conscientizar a população sobre a importância da doação responsável, com itens de qualidade, facilmente coletados e dentro da validade.
O que doar: alimentos não perecíveis, embalados no prazo de validade como arroz, feijão, macarrão, óleo, leite em pó, sardinha em lata, milho em lata, ervilha em lata, molho de tomate e farinha de trigo.
Os mantimentos arrecadados serão distribuídos às instituições sociais de São Paulo cadastradas e beneficiadas pelo programa, como creches, atendimento a crianças e jovens, abrigos, centros de acolhida para pessoas em situação de rua, centros de convivência para idosos, entre outros.
Serviço:
Museu do Ipiranga - USP
Endereço: entrada pela Rua dos Patriotas, nº 20.
Funcionamento: terça a domingo, das 11h às 17h (com última entrada às 16h30). É obrigatório o uso de máscara nas dependências.
Ingressos: troque 1 quilo de alimento não perecível pela entrada (retire pelo site ou na bilheteria do Museu do Ipiranga).
Últimas Notícias
Carnaval de rua de São Paulo terá mais de 500 desfiles
Há menos de um minuto • 1 min de leituraRestaurantes veganos: Sandra Chayo recomenda 5 lugares ao redor do mundo
Há menos de um minuto • 1 min de leituraBrands
Uma palavra dos nossos parceiros
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais