Casual

Holandês 'choca' ovos de supermercado e ganha um amigo

Ele resolveu 'chocar' o ovo de codorna e se surpreendeu com o resultado do experimento, ao qual deu o nome de Albert. Veja o vídeo


	 Surpresa: holandês 'chocou' ovo de codorna e se surpreendeu com o resultado, ao qual deu o nome de Albert.
 (Reprodução / YouTube)

Surpresa: holandês 'chocou' ovo de codorna e se surpreendeu com o resultado, ao qual deu o nome de Albert. (Reprodução / YouTube)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 10 de março de 2016 às 08h49.

São Paulo - Fale a verdade: quantas vezes você já se perguntou se o ovo que acabou de comprar no mercado não poderia virar um pintinho? Pois foi movido por esta curiosidade que um holandês resolveu incubar um pacote de ovos de codorna só para ver o que aconteceria. E não é que um dos ovinhos chocou? O 'produto' de seu experimento ganhou até nome: Albert. 

Alwyn Wils, de 45 anos, virou notícia desde que publicou um vídeo de seu projeto. Ele usou uma dúzia de ovos de codorna e os incubou de forma artificial durante um mês, reproduzindo o ambiente ideal para o embrião se desenvolver, com controle de temperatura e umidade. Veja o vídeo abaixo:

yt thumbnail

Calma, não precisa se assustar. Normalmente, os ovos ( de codorna e galinha ) não são fertilizados; as aves não dependem dos machos para pôr os ovos, elas ovulam independentemente da fecundação. No caso das galinhas caipiras, onde a presença de galos nos criadouros é comum, ocorre uma triagem para evitar que ovos fecundados sigam para o comércio.

Algumas normas estaduais, inclusive, permitem que ovos férteis sejam usados por fábricas que produzem ovos em conserva, onde serão pasteurizados. Pelas normas, os ovos só poderão ser comercializados se constar na rotulagem Ovos Galados ou Ovos Férteis, pois o consumidor tem o direito de obter informações a respeito do produto que irá consumir.

Contudo, o fenômeno de ovos "galados" na compra do mercado ou da feira não é impossível de ocorrer.

Por isso, é importante verificar se os ovos foram devidamente inspecionados; se há rotulagem dos produtos; qual a procedência e se não tem nenhuma deterioração ou mau cheiro. Prevenir é o segredo — a não ser que você queira 'chocar' um amigo também. 

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoConsumoEuropaHolandaPaíses ricosTrigo

Mais de Casual

O que a Hering leva para o casamento com o Grupo Azzas 2154

Trem do Pampa: novo passeio no RS oferece paisagens deslumbrantes e degustação de vinho

Mansão à beira-mar de US$ 60 milhões quer bater recorde na Flórida

Conheça o 'cemitério da moda' na China – espaço que tem 26 milhões de toneladas de roupas

Mais na Exame