Casual

Garoto de oito anos vence campeonato mundial de xadrez

Awonder Liang está prestes a se tornar o mais jovem mestre dos EUA

Awonder Liang estreou nos tabuleiros quando tinha 4 anos. Sua meta, agora, é se tornar o mais jovem jogador de xadrez a conquistar o título de mestre nos Estados Unidos (Reprodução/AFP)

Awonder Liang estreou nos tabuleiros quando tinha 4 anos. Sua meta, agora, é se tornar o mais jovem jogador de xadrez a conquistar o título de mestre nos Estados Unidos (Reprodução/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2012 às 15h29.

São Paulo – O americano Awonder Liang de oito anos venceu o Campeonato Mundial de Xadrez Juvenil, na categoria sub-8, que foi  disputado em Caldas Novas, Goiás, no último final de semana.

Apesar de sua pouca idade ele está classificado no nível expert, título dado aos jogadores que possuem pontuação um pouco inferior à dos mestres nacionais, e é a 3ª classe mais importante entre as 13 da Federação de Xadrez dos EUA.

Awonder começou a jogar xadrez com quatro anos contra seus dois irmãos mais velhos que também são jogadores profissionais. Hoje é treinado pelo campeão e mestre do Turcomenistão, Mesgen Amanov.

Na Federação de Xadrez dos Estados Unidos, o pequeno campeão aparece na posição 1.151, com 2104 pontos. Para se ter uma ideia,  o primeiro colocado Hikaru Nakamura tem 2.876 pontos. O principal mestre do xadrez americano também teve uma carreira prodígio. Aos 10 anos, em 1998, conquistou o título de mestre.

A meta de Liang agora é desbancar Nakamura. Pelo menos, no quesito jogador de xadrez mais jovem a conquistar o título de mestre. Para isso, ele precisa fechar o ano com 2.200 pontos.

Acompanhe tudo sobre:CriançasEsportesEsportistasEstados Unidos (EUA)Países ricosSetor de esportes

Mais de Casual

Como vai ficar o mercado de relógios de luxo em 2025?

O carro mais desejado do Brasil acima de R$ 300 mil, segundo ranking EXAME Casual

Da Itália ao Brasil: Armani construirá prédio em orla brasileira; saiba mais

De lounge exclusivo a café da manhã com privacidade: Meliá oferece experiência VIP para hóspedes