Exame Logo

Filme épico de ficção científica "Duna" lidera com 11 indicações ao Bafta

O filme de James Bond "007 - Sem Tempo para Morrer", um remake de "Amor, Sublime Amor" e "Licorice Pizza" receberam cinco indicações cada

Duna: filme é uma adaptação do romance de Frank Herbert de 1965. (Tom Nicholson/Reuters)
R

Reuters

Publicado em 3 de fevereiro de 2022 às 14h11.

Última atualização em 3 de fevereiro de 2022 às 14h11.

O filme épico de ficção científica " Duna ", uma adaptação gigantesca do romance de Frank Herbert de 1965, liderou as indicações ao British Academy Film Awards (Bafta) nesta quinta-feira, garantindo 11, seguido do drama de faroeste "Ataque dos Cães", com oito.

"Belfast", a comédia dramática em preto e branco semi-autobiográfica de Kenneth Brannagh, ambientada no início das três décadas de conflito na Irlanda do Norte, recebeu seis indicações na principal premiação do cinema britânico.

Veja também

Todos os três filmes concorrerão à categoria de melhor filme na premiação, conhecida como Bafta, ao lado do conto de amadurecimento "Licorice Pizza" e "Não Olhe para Cima", que faz um alerta humorístico sobre questões climáticas.

O filme de James Bond "007 - Sem Tempo para Morrer", um remake de "Amor, Sublime Amor" e "Licorice Pizza" receberam cinco indicações cada.

"É uma lista de indicações incrivelmente empolgante, 48 filmes diferentes foram indicados este ano", disse o presidente do Bafta, Krishnendu Majumdar, à Reuters.

"A principal coisa a destacar é a amplitude e a diversidade das histórias. Filmes realmente diferentes foram indicados não apenas em termos de gênero, mas também quem está neles e quem os está produzindo."

Metade dos indicados a melhor diretor deste ano são mulheres: Jane Campion por "Ataque dos Cães", Audrey Diwan por "Happening", um drama francês sobre aborto ilegal na década de 1960, e Julia Ducournau pelo terror "Titane".

Aleem Khan ("After Love"), Ryûsuke Hamaguchi ("Drive My Car") e Paul Thomas Anderson ("Licorice Pizza") completam a lista.

Com um elenco renomado, "Duna", que fala sobre uma batalha intergaláctica para controlar um recurso precioso, também está concorrendo a melhor roteiro adaptado, melhor trilha sonora e melhor fotografia ao lado de outras categorias criativas e técnicas.

As principais atrizes indicadas são Lady Gaga pelo drama de moda "Casa Gucci", Alana Haim por "Licorice Pizza", Emilia Jones por "No Ritmo do Coração", uma história de amadurecimento sobre o único membro não surdo de uma família, e Renate Reinsve pelo drama romântico "The Worst Person in the World".

Também estão indicadas Joanna Scanlan por interpretar uma viúva que descobre um segredo devastador em "After Love" e Tessa Thompson por "Identidade", um filme sobre identidade racial.

Os indicados a ator principal incluem Benedict Cumberbatch por sua interpretação de um fazendeiro dos anos 1920 em "Ataque dos Cães", Leonardo DiCaprio por interpretar um astrônomo desesperado para salvar o planeta em "Não Olhe para Cima" e Will Smith por interpretar o pai das irmãs tenistas campeãs Venus e Serena Williams em "King Richard: Criando Campeãs".

O ator Adeel Akhtar, de "Ali & Ava", Mahershala Ali ("Swan Song") e Stephen Graham ("Boiling Point") completam a lista.

A cerimônia do Bafta será realizada presencialmente no dia 13 de março, em Londres. No ano passado, o evento foi virtual devido à pandemia.

Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaCulturaFilmes

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Casual

Mais na Exame