Futebol: o monitoramento faria uso de um dispositivo conectado que pode ser costurado no uniforme e que transmitiria uma série de dados (Fernando Torres/CBF/Agência Brasil)
Reuters
Publicado em 5 de maio de 2021 às 18h01.
Última atualização em 5 de maio de 2021 às 18h06.
Jogadores de futebol, o Big Brother está de olho em vocês – no gramado, com monitoramento digital ao vivo.
A Fifa anunciou nesta quarta-feira que colaborará com a empresa de tecnologia Kinexon para lançar um aplicativo para jogadores profissionais concebido para monitorar o desempenho em campo.
O Live Player Tracking almeja fornecer novos vislumbres sobre a saúde e o desenvolvimento dos jogadores, e também possibilitará aprimorar a apresentação do jogo a torcedores de todo o mundo, disseram Fifa e Kinexon.
Sediada na cidade alemã de Munique, a Kinexon disse ter trabalhado com mais de 400 clubes, ligas e eventos para desenvolver maneiras de aprimorar o desempenho de jogadores e times, reduzir lesões, acelerar a recuperação de lesões e ainda ampliar o envolvimento dos torcedores com o esporte.
O monitoramento faria uso de um dispositivo conectado que pode ser costurado no uniforme e que transmitiria uma série de dados – um exemplo da "internet das coisas" já utilizado amplamente na produção industrial de última geração.
O endosso da Fifa vem depois da adoção da tecnologia nos clubes alemães Bayer Leverkusen e Stuttgart.
"Este é um passo importante para a Fifa inovar e desenvolver mais o esporte", disse Nicolas Evans, chefe de pesquisa e padrões da entidade que governa o futebol.
"O próximo passo lógico é tornar os dados disponíveis em tempo real", acrescentou Evans.