Exame Logo

Fifa avalia pedido de anulação de cartão de Thiago Silva

Apesar da solicitação, não há registro de modificações de punições em toda a história da Copa

Juiz mostra cartão amarelo a Thiago Silva durante partida contra a Colômbia (Reuters/Yves Herman)
DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2014 às 13h07.

Rio de Janeiro - A Fifa confirmou neste domingo que a CBF entrou com um pedido formal junto à entidade para reverter o cartão amarelo dado a Thiago Silva na partida contra a Colômbia.

A punição, considerada injusta pela comissão técnica do Brasil, tirou o capitão da semifinal contra a Alemanha, nesta terça-feira, em Belo Horizonte.

Veja também

Pelas regras da Copa do Mundo , todos os cartões são anulados depois dos jogos das quartas de final desde que o atleta pendurado não receba nova advertência, como ocorreu com o zagueiro brasileiro.

"Recebemos o pedido e vamos avaliar a partir de agora", declarou Delia Fischer, porta-voz da Fifa. Segundo ela, o Comitê de Disciplina examina a situação, mesmo que com ceticismo, já que o artigo 37 do Código de Disciplina da Fifa impede que uma seleção faça um recurso contra cartões amarelos. Não existe prazo para uma resposta.

A CBF pediu à comissão de arbitragem da Fifa para que pelo menos seus delegados analisem com carinho as imagens da jogada em que Thiago Silva foi punido.

Ocorreu no segundo tempo, quando o Brasil atacava a Colômbia em jogada de bola parada, que acabou nas mãos do goleiro Ospina. O colombiano não viu que o capitão brasileiro estava atrás dele na hora de repor a bola em jogo. Ao fazer o movimento do chute, deixou a bola no ar. Foi nesse instante que Thiago tomou-lhe a frente. Ospina ainda chutou o defensor brasileiro na continuação do movimento. A bola sobrou limpa para o zagueiro chutá-la para o gol.

Na visão do árbitro espanhol Carlos Velasco Carballo, o zagueiro cometeu infração e, como impediu o que seria um "lançamento" do time adversário, recebeu o cartão amarelo.

A cartilha de arbitragem da Fifa permite a contestação das seleções que se sintam prejudicadas por uma advertência de jogo, mas não há qualquer caso em Copas, de acordo com informações da CBF, em que a punição tenha sido modificada.

Na Uefa, o cancelamento de cartões amarelos já foi rejeitado pela entidade em outras ocasiões. Neste ano, o Real Madrid pediu o cancelamento do cartão de Xabi Alonso para a final na Liga dos Campeões. Mas a entidade rejeitou o pedido. Na Fifa, assessores legais também não são otimistas com a possibilidade de reverter o cartão de Thiago Silva.

A Fifa também avalia o pedido para uma punição contra Camilo Zuñiga, o colombiano que acertou uma joelhada em Neymar e tirou o brasileiro do Mundial.

Acompanhe tudo sobre:CBFCopa do MundoEsportesFifaFutebol

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Casual

Mais na Exame