Casual

Eric Cantona faz filme sobre rebeldes do futebol

Cantona apresenta o filme na 18ª edição do Festival de Cinema de Sarajevo, dentro do programa ''Open Air''

Eric Cantona foi capitão da seleção francesa e ídolo do Manchester United (James Boyes via Wikimedia Commons)

Eric Cantona foi capitão da seleção francesa e ídolo do Manchester United (James Boyes via Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2012 às 19h18.

Sarajevo - O ex-jogador Eric Cantona, apresentou nesta quarta-feira em Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina, seu documentário ''Football Rebels'' (Rebeldes do Futebol, em tradução livre), que mostra a história de vida de cinco jogadores, um deles o brasileiro Sócrates, dentro e fora das campos.

''Acho que o futebol pode ser uma educação extraordinária para o povo. Ele aproxima as pessoas e ensina os jovens a estarem abertos ao mundo. É o esporte mais popular no mundo, é um jogo que une as pessoas e atrai uns aos outros. Quando você pensa dessa maneira, quando educa as crianças assim, para que mantenham a cabeça aberta, é brilhante'', declarou Cantona à Agência Efe.

Cantona apresenta o filme na 18ª edição do Festival de Cinema de Sarajevo, dentro do programa ''Open Air''. O ex-jogador chegou a cidade em companhia de Gilles Rof, que dirigiu o documentário, e do fotógrafo Gilles Perez.

Um dos jogadores citados no filme, é o ex-jogador Predrag Pasic, do FK Sarajevo, que durante a guerra na Bósnia (1992-1995), não quis abandonar o país e se dedicou ao treino das crianças em pleno confronto em Sarajevo.

''É uma grande satisfação estar aqui, no lugar em que rodamos o documentário, na companhia de um dos ''rebeldes do futebol'''', disse Cantona durante visita à escolinha de futebol de Pasic.

O marfinense Didier Drogba, o chileno Carlos Caszely, o argelino Rachild Mekhloufi e o brasileiro Sócrates, que morreu no ano passado, são os outros ''rebeldes'' que aparecem no filme idealizado e escrito pela estrela do Manchester United.

Após abandonar o futebol profissional, Cantona iniciou uma carreira cinematográfica. Atualmente ele também é técnico da seleção francesa de beach soccer.

O Festival de Sarajevo surgiu em 1995, durante a guerra da Bósnia, e é um dos maiores e mais visitados eventos culturais do país balcânico.

Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEntretenimentoEsportesFilmesFutebol

Mais de Casual

2ª Semana da Cultura do Chá tem atividades em todo o Brasil

Como a Loewe se tornou a marca de luxo mais desejada do mundo

Corona Cero cria espaço exclusivo para transmissão dos Jogos Olímpicos no coração financeiro de SP

Clima olímpico: conheça oito receitas clássicas francesas e onde encontrá-las em São Paulo

Mais na Exame