Rainha Elizabeth II: sua majestade dará já na quarta-feira o início informal das festividades com um passeio pelos arredores do Castelo de Windsor (Richard Pohle / Getty Images)
Da Redação
Publicado em 19 de abril de 2016 às 08h47.
Londres - A rainha Elizabeth II se prepara para completar 90 anos nesta quinta-feira e iniciar uma comemoração que se prolongará durante três meses, acolhida por sua família e pelos súditos dos 16 países dos quais é chefe de Estado.
Os atos mais destacados acontecerão no Reino Unido, mas os países da Comunidade Britânica de Nações, mais conhecida como Commonwealth, também homenagearão a soberana, e alguns de seus representantes inclusive a visitarão em Londres.
Rainha há mais tempo no trono em todo o mundo, ela costuma celebrar seu aniversário em junho, uma tradição criada por Edward VII para que os aniversários reais coincidissem com o bom tempo, não tão comum em Londres.
No entanto, nesta ocasião especial, sua majestade dará já na quarta-feira o início informal das festividades com um passeio pelos arredores do Castelo de Windsor, onde devem se reunir alguns súditos em uma tentativa de parabenizá-la.
O ato central da quarta-feira será uma visita ao escritório dos correios Royal Mail Windsor, quando se completa o 500º aniversário do serviço postal no país.
Elizabeth II e o príncipe Philip, duque de Edimburgo, com quem se casou há quase 70 anos, passearão depois pelos jardins do palácio, junto com 500 estudantes que formarão um coro com a Banda da Guarda Irlandesa, informaram à Agência Efe os porta-vozes do programa de festejos.
Lá vai acontecer a representação de outra história de amor, a de Romeu e Julieta, em lembrança dos 400 anos da morte de William Shakespeare, em 23 de abril.
No dia seguinte, a rainha soprará 90 velas e acenderá o primeiro de mil pequenos faróis que iluminarão o Reino Unido em um ato no qual estará acompanhada de seu filho Charles, príncipe de Gales, e sua esposa Camila, duquesa da Cornualha.
Em seguida, ela fará um passeio pelos 64 lugares mais representativos de Windsor, que simbolizam seu reinado, batizado como "The Queen's Walkway", para depois tomar chá com um grupo de pessoas que tem idade próxima à dela e, à noite, se reunirá com toda sua família.
O dia 22 de abril também será movimentado para esta nonagenária que goza de uma saúde de ferro. Ela vai almoçar com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, segundo confirmou à Efe um porta-voz do Palácio de Buckingham.
Entre 12 e 15 de maio, diversos atos lembrarão os momentos mais destacados de sua vida, tais como seu nascimento, seu casamento, sua coroação, sua relação com as forças armadas e a Commonwealth.
Além disso, ela vai assistir a um desfile equestre com mais de 900 cavalos, sua grande paixão, e a apresentação de 1.500 atores, músicos e dançarinos, entre eles cem gaiteiros.
Para o dia 10 de junho está marcada uma missa de ação de graças na catedral de Saint Paut, porque o duque de Edimburgo completará 95 anos esse dia.
Um dia depois, os membros da família real participarão, com suas carruagens, da cavalgada Trooping the Colour, e quando chegarem a Buckingham, saudarão seus súditos da sacada do palácio.
No domingo seguinte, dia 12, haverá um almoço ao ar livre na The Mall, avenida que vai da Trafalgar Square até o palácio, com 10 mil representantes das 600 organizações beneficentes que a rainha preside de forma honorária tanto no Reino Unido como na comunidade britânica.
A esse ato ao ar livre se somarão outras festas populares nos conhecidos parques Green Park e St. James Park. E nos dias 10 e 11 de junho, os pubs do Reino Unido fecharão apenas à 1h, e não mais às 23h, como exige a lei, por ocasião do aguardado aniversário.