Exame Logo

Egito proíbe "Êxodo: Deuses e Reis" por distorcer a História

O país proibiu a exibição do filme por considerar que a passagem bíblica sobre o êxodo dos judeus "falsifica" a História

Filme "Êxodo: Deuses e Reis" em cartaz na cidade de Rabat: (Fadel Senna/AFP)
DR

Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2014 às 18h40.

Cairo - O Egito proibiu a exibição do filme "Êxodo: Deuses e Reis", por considerar que a passagem bíblica sobre o êxodo dos judeus , conduzidos por Moisés, "falsifica" a História, afirmou nesta sexta-feira o ministro egípcio da Cultura.

O épico "é um sionista por excelência", explicou à AFP o ministro, Gaber Asfur. "Apresenta a História do ponto de vista sionista e contém uma falsificação dos fatos históricos", acrescentou.

O britânico Ridley Scott, diretor do longa, "transforma Moisés e os judeus em construtores de pirâmides, o que contradiz fatos históricos comprovados", afirmou Asfur, destacando que a proibição foi recomendada por um comitê composto, em particular, por dois professores de História.

O filme retrata um Moisés agnóstico a princípio, criado como irmão do filho do faraó antes de ser rejeitado quando sua verdadeira identidade de filho de hebreus é descoberta. Ele foge para o deserto, mas decide, após o episódio sarça ardente, unir-se ao povo judeu, então escravo dos egípcios, para guiá-lo para a Terra Prometida.

O épico bíblico em 3D, que custou US$ 140 milhões, já tinha sido tirado de cartaz no Marrocos na quarta-feira. Os donos de salas de cinema receberam naquele país a visita de "delegações do Centro Cinematográfico Marroquino" que proibiram a exibição.

O filme suscitou uma polêmica no mundo árabe porque questiona um milagre reconhecido pelas três religiões monoteístas, o da travessia do Mar Vermelho por Moisés, que divide as águas com seu bastão para permitir a passagem dos judeus.

"No filme, Moisés exibe uma espada e não um bastão" e a divisão das águas é explicada pelo "fenômeno das marés", criticou o chefe do Conselho Supremo para a Cultura, Mohamed Afifi, membro do comitê que recomendou a proibição do longa.

O ministro da Cultura explicou que as autoridades não pediram a opinião da universidade Al Azhar, uma das instituições de maior prestígio do Islã sunita, que pode ser consultada antes de autorizar a exibição de uma obra no Egito, mas não tem o poder de decisão.

Al Azhar, que se opõe à personificação de figuras religiosas no cinema, considerou em março que a superprodução americana "Noé" contrariava o Islã porque mostrava a representação de um profeta.

O longa foi proibido nos cinemas egípcios, apesar da oposição do Ministério da Cultura.

São Paulo – Para fechar o ano de 2014 com chave de ouro, os cinemas brasileiros exibirão grandes filmes em dezembro. A terceira e última parte de “O Hobbit” é a principal estreia do mês, mas outras produções importantes também fazem parte da programação, como “Quero Matar Meu Chefe 2”, “Operação Big Hero” e “Êxodo: Deuses e Reis”. A seguir, você confere os longas-metragens que são destaques neste mês.
  • 2. “Quero Matar Meu Chefe 2” – 4 de dezembro

    2 /15

  • Veja também

    A sequência “Quero Matar Meu Chefe 2” traz os protagonistas do primeiro filme, Nick (Jason Bateman), Dale (Charlie Day) e Kurt (Jason Sudeikis), em uma nova enrascada. Decididos a não ter mais chefes, eles decidem abrir seu próprio negócio. Quando a empresa começa a progredir, um investidor (Christoph Waltz) lhes aplica um golpe que pode ser fatal para o negócio. Desesperados, eles tentarão resolver o problema sequestrando o filho do golpista (Chris Pine). O longa-metragem entra em cartaz no dia 4 de dezembro. “Quero Matar Meu Chefe 2” (“Horrible Bosses 2”)
    Direção:
    Sean Anders
    Duração: 108 minutos
    Gênero: Comédia
    Elenco: Jason Bateman, Charlie Day, Jason Sudeikis, Jennifer Aniston, Chris Pine, Christoph Waltz, Jamie Foxx, Kevin Spacey
  • 3. “Homens, Mulheres e Filhos” – 4 de dezembro

    3 /15

  • O filme “Homens, Mulheres e Filhos” traça as relações familiares da atualidade. Com estreia marcada para o dia 4 de dezembro, o longa-metragem apresenta as emoções e dificuldades de personagens como um casal em crise, um adolescente abandonado pela mãe, uma jovem superprotegida pela mãe, outra, cuja mãe deixa fazer tudo que deseja, e uma garota que sofre de bulimia e está apaixonada por um rapaz mais velho. “Homens, Mulheres e Filhos” (“Men, Women & Children”)
    Direção:
    Jason Reitman
    Duração: 120 minutos
    Gênero: Drama
    Elenco: Ansel Elgort, Kaitlyn Dever, Jennifer Garner, Adam Sandler, Rosemarie DeWitt, Judy Greer, Elena Kampouris
  • 4. “Caçada Mortal” – 4 de dezembro

    4 /15

    “Caçada Mortal” estreia no dia 4 deste mês e traz a história de Matt Scudder (Liam Neeson), um ex-policial que passou a atuar como detetive privado. Um dia, Scudder resolve ajudar um traficante (Dan Stevens) a capturar os responsáveis pelo sequestro e morte da esposa do bandido. Mas essa caçada vai durar mais do que o protagonista esperava, já que esta não foi a primeira vez, nem será a última, que o grupo comete esses crimes. A história é baseada na série de livros de mistério de Lawrence Block. “Caçada Mortal” (“A Walk Among The Tombstones”)
    Direção:
    Scott Frank
    Duração: 115 minutos
    Gênero: Suspense
    Elenco: Liam Neeson, Dan Stevens, Boyd Holbrook, Ólafur Darri Ólafsson
  • 5. “Uma Noite de Crime: Anarquia” – 4 de dezembro

    5 /15

    O filme “Uma Noite de Crime: Anarquia” é a sequência de “Uma Noite de Crime”, de 2013, e sua estreia está marcada para 4 de dezembro. O filme mostra o desespero de pessoas que se veem encurraladas por assassinos e bandidos à solta nas ruas. O grupo não tem a proteção das leis, nem da polícia, já que o próprio governo decretou que, durante 12 horas, todos os crimes (inclusive homicídios) estão liberados, para saciar a sede de sangue da população. “Uma Noite de Crime: Anarquia” (“The Purge: Anarchy”)
    Direção:
    James DeMonaco
    Duração: 103 minutos
    Gênero: Ação, terror
    Elenco: Frank Grillo, Carmen Ejogo, Zach Gilford, Kiele Sanchez
  • 6. “À Procura” – 4 de dezembro

    6 /15

    O suspense “À Procura” mostra a aflição de Matthew (Ryan Reynolds) para encontrar a filha de nove anos, que desapareceu misteriosamente de dentro do carro, enquanto o pai fazia uma breve compra em uma loja. Ele, a esposa e dois policiais saem em busca de pistas que poderão levar ao paradeiro da menina. Antes previsto para novembro, o filme deve estrear nos cinemas no dia 4 de dezembro. “À Procura” (“The Captive”)
    Direção:
    Atom Egoyan
    Duração: 113 minutos
    Gênero: Suspense
    Elenco: Ryan Reynolds, Rosario Dawson, Scott Speedman, Mireille Enos
  • 7. “Uma Longa Viagem” – 11 de dezembro

    7 /15

    Baseado em uma história real, o filme "Uma Longa Viagem" mostra a vida de Eric Lomax, um homem que, durante a Segunda Guerra Mundial, foi capturado pelos japoneses e levado à Tailândia para trabalhar na construção da ferrovia Burma-Sião. Lá, foi intensamente torturado e humilhado e essas marcas foram levadas com ele ao longo da vida. Depois de 50 anos, Lomax descobre que um dos ajudantes de seu sequestrador está vivo e, mesmo com tantas tristes lembranças, decide se reencontrar com ele. O longa, que já teve sua estreia adiada, deve chegar aos cinemas no dia 11 de dezembro. "Uma Longa Viagem" ("The railway Man")
    Direção
    : Jonathan Teplitzky
    Duração: 116 miuntos
    Gênero: Drama
    Elenco: Colin Firth, Nicole Kidman, Jeremy Irvine, Stellan Skarsgård
  • 8. “O Mensageiro” – 11 de dezembro

    8 /15

    O filme "O Mensageiro", que está previsto para chegar aos cinemas no dia 11 (após ser adiado), é baseado em uma história real. No longa, o jornalista Gary Webb (Jeremy Renner) descobre e denuncia o envolvimento da CIA com o tráfico de drogas e rebeldes da Nicarágua. Com uma importante informação nas mãos, ele passa a ser alvo de pesadas retaliações. "O Mensageiro" ("Kill the Messenger")
    Direção:
    Michael Cuesta
    Duração: 112 minutos
    Gênero: Drama, suspense
    Elenco: Jeremy Renner, Mary Elizabeth Winstead, Michael Sheen, Robert Patrick
  • 9. “O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos” – 11 de dezembro

    9 /15

    A terceira parte da história derivada do livro “O Hobbit”, de J.R.R. Tolkien, estreia no dia 11 de dezembro, trazendo o desfecho da aventura de Bilbo Bolseiro (Martin Freeman). Nesta grande produção, elfos, anões, humanos, orcs e outras criaturas entrarão em uma batalha, que começa com o despertar do dragão Smaug, provocado no último filme. “O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos” (“The Hobbit: The Battle of the Five Armies”)
    Direção:
    Peter Jackson
    Duração: 144 minutos
    Gênero: Fantasia, ação
    Elenco: Martin Freeman, Ian McKellen, Richard Armitage, Luke Evans, Hugo Weaving, Christopher Lee, Ian Holm, Orlando Bloom, Stephen Fry, Evangeline Lilly
  • 10. “O Abutre” – 11 de dezembro

    10 /15

    Estrelado por Jake Gyllenhaal, o filme “O Abutre” conta a história do ambicioso e frio Louis Bloom. Ao ter dificuldades para conseguir um emprego formal como repórter cinematográfico do jornalismo criminal, o jovem decide entrar no ramo como profissional independente. Para buscar o sucesso, ele tenta chegar às cenas de crimes bárbaros antes mesmo da polícia. O longa entra em cartaz no dia 11 de dezembro. “O Abutre” (“Nightcrawler”)
    Direção:
    117 minutos
    Duração: Dan Gilroy
    Gênero: Suspense
    Elenco: Jake Gyllenhaal, Rene Russo, Riz Ahmed, Bill Paxton
  • 11. “Ouija - O Jogo dos Espíritos” – 11 de dezembro

    11 /15

    O filme de terror “Ouija - O Jogo dos Espíritos”, que estreia no dia 11 de dezembro, conta a história assustadora de uma jovem que não consegue lidar com a morte da irmã. Para tentar se comunicar com a falecida, a adolescente recorre ao jogo Ouija, que pode transmitir mensagens do além para o mundo dos vivos. “Ouija - O Jogo dos Espíritos” (“Ouija”)
    Direção:
    Stiles White
    Duração: 90 minutos
    Gênero: Terror
    Elenco: Olivia Cooke, Daren Kagasoff, Douglas Smith, Matthew Settle
  • 12. “As Duas Faces de Janeiro” – 18 de dezembro

    12 /15

    O suspense “As Duas Faces de Janeiro”, que estreia no dia 18, apresenta o casal formado por Chester (Viggo Mortensen) e Colette (Kirsten Dunst). Eles estão de viagem pela Grécia quando conhecem Rydal (Oscar Isaac), um guia que costuma aplicar golpes em turistas. Certa noite, quando Rydal vai até o quarto do hotel do casal, o trambiqueiro descobre um homem morto e ajuda a dupla a se livrar das evidências, criando uma complexa relação entre eles. “As Duas Faces de Janeiro” (“The Two Faces of January”)
    Direção:
    Hossein Amini
    Duração: 97 minutos
    Gênero: Suspense
    Elenco: Viggo Mortensen, Kirsten Dunst, Oscar Isaac, Daisy Bevan
  • 13. “Operação Big Hero” – 25 de dezembro

    13 /15

    A animação “Operação Big Hero” se passa em um futuro distante, na cidade de San Fransokyo. Lá, o jovem gênio Hiro Hamada vive tranquilo até que a paz do local seja ameaçada. Para evitar que o pior aconteça, ele tentará transformar seu robô Baymax em um grande herói e, junto com outros combatentes, irá enfrentar o inimigo. O filme estreia no dia 25 de dezembro. “Operação Big Hero” (“Big Hero 6”)
    Direção:
    Don Hall
    Duração: 108 minutos
    Gênero: Animação
    Elenco: Scott Adsit, Jamie Chung, T.J. Miller
  • 14. “Êxodo: Deuses e Reis” - 25 de dezembro

    14 /15

    Dirigido por Ridley Scott, o filme “Êxodo: Deuses e Reis” se baseia na história do Êxodo, livro do Antigo Testamento. No longa, é retratada a vida de Moisés (Christian Bale) hebreu resgatado pela irmã do faraó e criado como príncipe, até que decide ir ao Egito para libertar seu povo. A estreia está marcada para o dia de Natal, 25 de dezembro. “Êxodo: Deuses e Reis” (“Exodus: Gods And Kings”)
    Direção:
    Ridley Scott
    Duração: 150 minutos
    Gênero: Ação
    Elenco: Christian Bale, Joel Edgerton, Aaron Paul, Sigourney Weaver
  • 15. Veja, agora, os personagens e momentos inesquecíveis de Roberto Bolaños

    15 /15(Divulgação)

  • Acompanhe tudo sobre:ÁfricaArteCinemaEgitoEntretenimentoFilmesReligião

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame