Lima - Dois restaurantes brasileiros foram eleitos entre os dez melhores da América Latina , na entrega de prêmios aos 50 restaurantes de maior destaque da região em cerimônia realizada em Lima, no Peru.
O restaurante paulista D.O.M, do chef Alex Atala , ocupou a terceira posição no ranking, logo à frente do Maní , também localizado em São Paulo, em quarto lugar.
O topo da lista foi ocupado por dois peruanos, Central, na liderança, seguido pelo Astrid e Gastón.
Na entrega dos prêmios em 2013 - a primeira realizada para a América Latina - o Astrid e Gastón, do famoso chef peruano Gastón Acurio, havia saído vencedor, seguido pelo D.O.M, enquanto o Central havia ocupado apenas a quarta posição.
Entre os dez melhores restaurantes latino-americanos de 2014 foram selecionados, além dos dois brasileiros, um chileno, um argentino, três mexicanos e três peruanos.
A quinta posição foi ocupada pelo Buragó, do Chile, seguido pelo mexicano Pujol (6º) e pelo peruano Maido (7º).
O restaurante de cozinha espanhola-mexicana Biko assumiu o oitavo lugar, seguido pelo argentino Tegui (9º) e pelo Quintonil (10º), também do México.
Os prêmios aos 50 melhores restaurantes da América Latina foram anunciados em uma cerimônia no Country Club Lima Hotel, que contou com a presença de representantes dos melhores restaurantes, reconhecidos chefs e da imprensa internacional especializada, que participou da eleição dos melhores.
- 1. Tour gastronômico
1 /6(Divulgação)
São Paulo – Não é apenas de museus e praças famosas que é feito um roteiro de
viagem .
Restaurantes também podem ser uma opção para quem deseja conhecer a culinária local ou até mesmo esbarrar com alguém famoso, principalmente se seus donos fizerem parte do show business. Confira a seguir cinco restaurantes de
artistas estrangeiros que merecem receber uma visita, se você estiver de passagem pela cidade onde ficam.
- 2. The Soul Kichten, do Bon Jovi
2 /6(Divulgação/Getty Images)
O grande chamariz para o recém-inaugurado “
The Soul Kitchen ”, do cantor Jon Bon Jovi, não é a variedade do cardápio, mas o fato de o freguês poder escolher quanto quer pagar pela comida. Essa “pechincha”, na verdade, foi uma forma encontrada pelo artista de ajudar as famílias que estão sofrendo com a crise. O estabelecimento fica no centro de Nova Jersey, nos Estados Unidos, e quem come lá pode escolher “pagar a conta” com uma doação do quanto quiser (ou puder). Se não tiver dinheiro, pode ajudar fazendo trabalho voluntário. Criado pela Jon Bon Jovi Soul Foundation, o restaurante tem hortas orgânicas próprias e fornecedores de ingredientes naturais para preparar as refeições.
- 3. Bess Bistro e Waltons Fancy and Staple, de Sandra Bullock
3 /6(Divulgação/Getty Images)
Com um ar rústico e, ao mesmo tempo, requintado, o
Bess Bistro é considerado um dos melhores restaurantes da cidade de Austin, no Texas, Estados Unidos. O lugar foi inaugurado em 2006, pela atriz Sandra Bullock, que escolheu o nome de seu cachorro para o restaurante. Além do cardápio refinado, com carnes e frutos do mar, o estabelecimento é ecologicamente correto, onde plástico e isopor são substituídos por materiais biodegradáveis, feitos com cana-de-açúcar. E, para quem quer apenas tomar um café ou um lanche, do outro lado da rua há o
Walton's Fancy and Staple, inaugurado em 2009 pela atriz. Nessa padaria chique, são vendidos sanduíches, sopas, pães, doces, cafés e até flores.
- 4. Southern Hospitality, de Justin Timberlake
4 /6(Divulgação/Getty Images)
Se você for ao bar e restaurante
Southern Hospitality, em Nova York, não se assuste se esbarrar com Justin Timberlake, um dos poucos famosos que frequentam seus próprios estabelecimentos. O lugar foi aberto junto com os amigos Eytan Sugarman e Trace Ayala e segue a filosofia da “hospitalidade do sul”, marcada pelo tratamento polido e caloroso. O menu também traz opções próprias do sul dos Estados Unidos, como sanduíches de carne de porco, costelas, churrasco de frango e bagre frito. A decoração é jovem, com quadros de fotos e desenhos espalhados pelas paredes, combinando com as TVs de tela plana instaladas. O essencial para um “happy hour”.
- 5. Nobu, de Robert De Niro
5 /6(Reprodução/Getty Images)
O ator que interpretou o jovem Don Corleone, em “O Poderoso Chefão”, não seguiu o caminho da culinária italiana e se tornou sócio de uma rede de restaurantes de comida japonesa. Robert De Niro se aliou ao chefe Nobu Matsuhisa e a Meir Teper e Richie Notar para administrar a rede
Nobu Restaurants. Presente em várias cidades dos Estados Unidos e em outros países, como Grécia, Inglaterra e Itália, o Nobu faz sucesso por se apoiar na decoração e culinária tradicionais do Japão, sem, claro, deixar de inovar nos sabores e texturas encontradas na cozinha de outros países, como Peru e Argentina.
- 6. Beso, de Eva Longoria
6 /6(Divulgação/Getty Images)
A estrela da série “Desperate Housewives”, Eva Longoria, entrou no ramo de restaurantes em 2008, com o “
Beso ”, inaugurado em Hollywood. Iluminado com luz de velas, rodeado de mesas em cabines e cadeiras macias, o restaurante tem um ar romântico e elegante. O cardápio traz os toques da cozinha latina para compor as receitas de carnes, frutos do mar e pães. No andar de cima, a calma cede lugar para o agito da Kiss Nightclub, uma casa noturna decorada com estilo vitoriano. Em 2009, Eva abriu uma filial do “Beso” em Las Vegas.