Disco inédito de Johnny Cash sairá à venda na 3ª feira

Out Among The Stars sai à venda na terça-feira uma década depois da morte do artista

Washington - "Out Among The Stars", um disco que o cantor de música "country" Johnny Cash gravou na década de 80 e que até agora permanecia inédito, sai à venda na terça-feira uma década depois da morte do artista.

A então gravadora de Cash, a Columbia Records, não quis publicar o álbum há 30 anos e o material ficou guardado até que o único filho do cantor, John Carter Cash, o encontrou nos arquivos de seu pai em Nashville.

Produzido por Billy Sherrill, 12 canções formam "Out Among the Stars", que inclui duetos de Cash com Waylon Jennings e com sua esposa, June Carter.

Quando "O Homem de Petro", como Cash (1932-2003) também era conhecido, gravou este disco entre 1981 e 1984, ele não vivia uma fase muito boa.

Após o êxito comercial que teve nas décadas de 60 e 70, sua popularidade estava em um dos níveis mais baixos de sua carreira e no começo dos anos 80, consideravam que seu som começava a ficar antiquado e, pouco depois, a Columbia rescindiu seu contrato.

Além disso, o cantor tinha recaído em sua dependência às drogas. Cash entrou em reabilitação em 1983 e precisamente ali escreveu "Came to Believe", uma das canções que fazem parte de "Out Among The Stars".

Carter Cash explicou que este disco não é como um disco póstumo porque foi concebido para sua publicação há três décadas, e só a rejeição da Columbia impediu seu lançamento.

Por isso, Carter acrescentou que quando o descobriu ao reordenar as gravações de seu pai, decidiu dar a ele outra oportunidade.

"É como encontrar um velho Van Gogh em seu armário", disse o filho de Johnny Cash, em declarações à "National Public Rádio (NPR)".

"Out Among The Stars", em todo caso, não foi publicado agora como Cash o deixou, porque estava inacabado.

Assim, Carter Cash restaurou os registros originais e pediu a vários músicos que voltassem ao estúdio para acrescentar a instrumentação que faltava.


O filho de Johnny Cash convidou o guitarrista Marty Stuart, que participou da gravação original e fazia parte da banda que acompanhava o "Homem de Petro" em suas turnês.

Também Carlene Carter, filha de June Carter de um casamento prévio ao de Johnny Cash, colaborou na nova gravação ao cantar alguns duetos que ficaram incompletos há 30 anos.

O resultado é um disco que inclui canções obscuras como "She Used to Love Me a Lot", da mesma forma que outras mais divertidas como "If I Told You Who It Was".

Em outros temas, como em "I Drove Her Out of My Mind", foram combinados ambos elementos e surge certo humor negro.

"É cômica -apontou Carter Cash sobre esta canção-, a gente ri e faz brincadeiras de como vai se sentir um vendedor de carro após se suicidar em um carro que não pagou".

Para Stuart, no entanto, se trata de um álbum que está longe dos melhores trabalhos da estrela do "country". "Ele tem canções bastante boas, interpretações bastante boas, mas falta magia", resumiu o músico.

Apesar de saber que dificilmente um disco inédito chegará ao mais alto lugares das listas de vendas, Carter Cash confiou que este trabalho contribua para redefinir a visão que se tem de seu pai.

"Ele era um homem muito divertido. Ainda não entendi tudo sobre meu pai e provavelmente nunca entenderei. Ele tinha essa escuridão, é verdade. Mas não era só isso", disse seu filho.

Carter Cash assegurou que nos arquivos de seu pai em Nashville há mais material inédito, inclusive das mesmas sessões das quais saiu "Out Among The Stars", mas acrescentou que não quer "publicá-lo por publicá-lo", tem que ser "único".

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.