Diretor que gravou no espaço diz que Marte e Lua podem ser sets de cinema
Cineasta russo, que gravou por 12 dias na Estação Espacial Internacional. diz ter aprendido novas formas de fazer cinema com a experiência
GabrielJusto
Publicado em 20 de outubro de 2021 às 09h01.
O cineasta russo Klim Shipenko, que por 12 dias fez gravações dentro da Estação Espacial Internacional para seu próximo filme, diz ter aprendido novas formas de fazer cinema.
"Nós acreditamos que o cinema espacial deveria ser filmado no espaço. Se é sobre a Lua, vamos para a Lua. Se é Marte, vamos para Marte. Por que não? Por que o cinema deve ser filmado em um estúdio?", disse o diretor, que é o primeiro cineasta a ir para o espaço. Ele e a atriz Yulia Peresild gravaram por 12 dias na Estação Espacial Internacional para seu próximo filme, 'O Desafio'.
A post shared by Klim Shipenko (@klim_shipenko)
"E você entende que não poderia ter pensado naquilo na Terra. Na Terra, nós entendemos que o chão está aqui e que o teto está lá e que uma pessoa está, normalmente, em pé ou sentada enquanto fala com outra", contou Shipenko à Reuters. "Tudo é completamente diferente. Então, para mim, foi uma descoberta cinematográfica, pensar cenas de uma maneira totalmente diferente."
Estrela das filmagens espaciais, a atriz Yulia Peresild disse ter ficado triste de ter que voltar à Terra justamente porque, no espaço, cada novo segundo representa uma novidade ou aprendizado.
"É uma descoberta nova a cada segundo até o último dia. Por isso foi muito triste para mim voltar. Porque em nenhum outro lugar você consegue fazer tantas descobertas por unidades de tempo", disse a atriz. "E claro, nós não tínhamos tempo suficiente para descobrir tudo, havia mais para explorar e desenvolver."