Dia internacional do rum: duas receitas com a 'bebida dos piratas'
Associada aos piratas, reza a lenda que a bebida destilada era usada para encorajar os saqueadores do mar em suas missões
Matheus Doliveira
Publicado em 16 de agosto de 2021 às 14h44.
Última atualização em 16 de agosto de 2021 às 15h26.
No dia 16 de agosto é comemorado o Dia Internacional doRum. A história da bebida começa no ano de 1433, quando a cana-de-açúcar começou a ser cultivada na região de Caraíbas, no período de Cristóvão Colombo.A cana era levada pelas esquadras de Colombo a partir das Ilhas Canárias. Sendo assim, no começo do século XVI, foi produzido o primeiro rumdestilado a partir da cana-de-açúcar.
O rumpode ser feito de duas formas distintas: a agrícola, obtido diretamente do caldo de cana fermentado, ou industrial, obtido a partir do melaço. A destilação pode ser feita em uma coluna de destilação ou em um alambique.
Com o passar dos anos, a história do rumacabou sendo associada com a história dos piratas.“Acontece que muita gente diz que eles bebiam orumantes de batalhas, como uma forma deles se sentirem mais corajosos e valentes, então isso acabou criando essa relação entre a bebida e os saqueadores do mar”, explicaJoseph Van Sebroeck, criador do CavendishRum. O empreendedor decidiu batizar a bebida com esse nome por conta do pirata inglês Thomas Cavendish, que fez história quando usou a região de Ilhabela, litoral de São Paulo, como base por cinco anos. “Meu pai sempre me contava essa história quando eu era criança, então orumfoi uma forma de manter o seu legado vivo”, diz.
Para quem quer comemorar a data, (seja hoje ou no fim de semana) Soham Bello, bartender parceiro da CavendishRum, dá duas receitas:
Bacurau
Ingredientes
60 ml de rum
10 ml suco de limão Tahiti
10 ml suco de limão siciliano
5 ml xarope simples
80 ml caldo de cana
Uma pequena quantia de Bitter Angostura
Modo de preparo
Juntar tudo na coqueteleira e bater com gelo. Coar em um copo baixo.
Falernum
Ingredientes
180 ml de rum
420 ml de xarope de açúcar
40 unidades de cravo-da-índia
200 g de amêndoas laminadas
10 ml de extrato de amêndoas
140 g de fatias de gengibre sem pele
130 ml de suco de limão tahiti coado
Casca de 9 limões tahiti (sem a parte branca)
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque o gengibre, o rum, os cravos-da-índia, a pele de limão e as amêndoas laminadas e deixe descansando por aproximadamente 24 horas. Depois, coe e misture com o xarope de açúcar, o extrato de amêndoas e o suco de limão.