Casual

De boicote a troca de premiação, relembre os 90 anos de Oscar

Em 1973, Marlon Brando ganha estatueta, mas prefere protestar a favor dos indígenas; em 2009, a primeira mulher recebe prêmio de melhor direção

Em 2017, "Moonlight" se torna o primeiro filme com um elenco exclusivamente negro a vencer como melhor filme (Lucy Nicholson/Reuters)

Em 2017, "Moonlight" se torna o primeiro filme com um elenco exclusivamente negro a vencer como melhor filme (Lucy Nicholson/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 28 de fevereiro de 2018 às 12h02.

Los Angeles - O Oscar, a maior premiação da indústria do cinema, comemora seu 90º aniversário no domingo. Desde 1929, o evento cheio de galmour atrai os olhares e cativa a imaginação de telespectadores do mundo todo.

A seguir, alguns destaques dos últimos 90 anos.

1929 - A primeira cerimônia do Oscar é realizada em 16 de maio no Hotel Roosevelt de Hollywood e apresentada pelo ator Douglas Fairbanks Sr. Foi a única ocasião em que um filme da era do cinema mudo ganhou como melhor filme, no caso "Asas", romance transcorrido durante a Primeira Guerra Mundial.

1939 - A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood começa a usar oficialmente o apelido "Oscar" para seus prêmios. Embora não confirmada, a versão popular sobre a origem do nome afirma que Margaret Herrick, bibliotecária da academia, disse que a estatueta se parecia com seu tio Oscar.

1940 - Hattie McDaniel se torna a primeira atriz negra a receber um Oscar de atuação, recebendo o prêmio de atriz coadjuvante por "... E o Vento Levou". Ela é obrigada a se sentar a uma mesa segregada na cerimônia. Outros 51 anos se passariam até outra negra receber um Oscar de atuação, quando Whoopi Goldberg foi premiada por "Ghost".

1953 - O Oscar é televisionado pela primeira vez. O apresentador Bob Hope marca a ocasião dizendo: "Não é empolgante saber que muitos destes astros glamorosos estarão em seus lares hoje à noite? Em toda a América donas de casa estão se virando para seus maridos e dizendo 'vista a camisa, Joan Crawford está chegando'".

1963 - Sidney Poitier se torna o primeiro negro a receber um Oscar de atuação por "Uma Voz nas Sombras".

1968 - A cerimônia do Oscar é adiada em dois dias por causa do assassinato de Martin Luther King Jr. em 4 de abril.

1969 - O Oscar tem o único empate de sua história na categoria de melhor atriz: Katharine Hepburn por "O Leão no Inverno" e Barbra Streisand por "Funny Girl - Uma Garota Genial." Hepburn não comparece à ocasião.

1973 - Marlon Brando conquista o troféu de melhor ator por sua atuação como Vito Corleone em "O Poderoso Chefão", mas boicota a cerimônia para protestar contra a maneira como os indígenas norte-americanos são retratados no cinema e na televisão. Sacheen Littlefeather, ativista indígena, sobe no palco usando uma vestimenta apache tradicional no lugar de Brando e recusa a estatueta.

2002 - Halle Berry se torna a primeira e ainda a única negra a receber o Oscar de melhor atriz, dedicando-o a "toda mulher de cor sem nome e sem rosto que agora tem uma chance porque esta porta foi aberta hoje à noite".

2003 - "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei" é o título mais premiado do Oscar, vencendo em todas as categorias nas quais foi indicado, e se torna o terceiro filme a conquistar 11 prêmios, empatando com "Titanic" (1997) e "Ben-Hur" (1959).

No mesmo ano, Roman Polanski conquista o Oscar de melhor diretor por seu drama do Holocausto "O Pianista", mas não pode viajar a Los Angeles por ser procurado nos Estados Unidos para cumprir pena pelo estupro de uma menor de idade em 1977. A plateia responde aplaudindo de pé.

2009 - Kathryn Bigelow se torna a primeira mulher a receber um Oscar de melhor diretora por "Guerra ao Terrror".

2013 - Jennifer Lawrence tropeça e cai ao caminhar para receber o prêmio de melhor atriz por "O Lado Bom da Vida". Ela é aplaudida de pé, o que a leva a brincar dizendo "vocês todos só estão de pé porque eu caí, e isso foi constrangedor".

2016 - Pelo segundo ano seguido, todos os 20 indicados a atuação do Oscar são brancos, provocando críticas e a campanha online #OscarsTãoBrancos. Em reação, a academia anuncia planos para aumentar o número de mulheres e membros de minorias entre seus membros.

2017 - "Moonlight" se torna o primeiro filme com um elenco exclusivamente negro a vencer como melhor filme, mas inicialmente um erro nos bastidores leva à entrega do prêmio para o musical "La La Land - Cantando Estações".

Acompanhe tudo sobre:CinemaOscar

Mais de Casual

Matheus Nachtergaele: 'Espero que O Auto da Compadecida 2 lembre como é bom ser brasileiro'

Brinde harmonizado: como escolher bons rótulos para as festas de fim de ano

Os espumantes brasileiros que se destacaram em concursos internacionais em 2024

Para onde os mais ricos do mundo viajam nas férias de fim de ano? Veja os destinos favoritos