Casual

Criadores de "Tá Chovendo Hambúrguer 2" só queriam divertir

Criadores da animação dão risadas sobre as perguntas a respeito de supostas agendas políticas ou manifestos sobre alimentos transgênicos

Lançamento da animação "Tá Chovendo Hambúrguer 2": criadores dizem que queriam apenas divertir as crianças (Astrid Stawiarz/AFP)

Lançamento da animação "Tá Chovendo Hambúrguer 2": criadores dizem que queriam apenas divertir as crianças (Astrid Stawiarz/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2013 às 12h54.

Los Angeles - Quando os criadores do filme de animação "Tá Chovendo Hambúrguer 2" encontram a imprensa para promover o filme, dão risadas sobre as perguntas a respeito de supostas agendas políticas ou manifestos sobre alimentos transgênicos e insistem: eles queriam apenas divertir as crianças.

Afinal de contas, elas são o público.

A abundância de comida com forma de animais - o neologismo "foodimals" (comidanimais, na tradução) - inclui o morango Barry, que não é difícil imaginar em breve nas lojas de brinquedo como um bicho de pelúcia, 'tacodrilos', 'hipobatatas', 'flamangas', 'dinossauro-aipo' e o vilão do filme: o hambúrguer com queijo-aranha.

"Tá Chovendo Hambúrguer 2" (Cloudy With a Chance of Meatballs 2) estreia sexta-feira nos Estados Unidos e no dia 4 de outubro no Brasil.

A fita 3D da Sony Pictures retoma a ação onde a primeira parte terminou em 2009: o cientista acredita que destruiu seu "replicador dinâmico de alimentos supermutante de Flint Lockwood" (ou FLDSMRDFR, no original), depois que seu bem-intencionado invento provocou graves desastres alimento-ambientais.

Agora Flint (com a voz do humorista Bill Hader no original e dublado no Brasil por Alexandre Moreno) trabalha sem saber para uma maligna corporação que o força a retornar à ilha destruída no primeiro filme por monstruosos alimentos, onde descobre que a FLDSMRDFR ainda funciona.

Dirigida por dois animadores envolvidos com a criação do primeiro filme, Cody Cameron e Kris Pearn, o filme não busca ser outra coisa que um universo visualmente divertido para as crianças.

Mas tem uma premissa: as verduras e legumes são encantadoras e a 'junk-food' é, em geral, monstruosa.


Hader já tem experiência com dublagem em animações, como "Turbo" e "Universiade Mostro". Ele trabalha atualmente para duas produções da Pixar: "Inside Out" e "The Good Dinosaur".

Bill Hader praticamente transformou a entrevista coletiva de divulgação do filme em um quadro do "Saturday Night Life", o programa de televisão que o o tornou famoso e que ele deixou este ano.

"Claro, você está caminhando em um pântano de panquecas", afirmou o ator de 35 anos ao ser questionado se teve trabalho para criar a voz do personagem.

"Fiquei decepcionada de não terem criado o 'milhocórnio', mas eles queriam mostrar apenas 'foodimals' reais", brincou a atriz Anna Faris, voz de Sam, a amiga entusiasmada de Flint.

Os cineastas foram perguntados então sobre alimentos descartados para o filme.

Kris Pearn, que estreia como diretor, respondeu: "Nós colocaríamos uma geleira de creme brulee, mas as crianças não sabem que diabos é creme brulee...".

Hader interrompeu a entrevista e, com uma voz afetada, ironizou: "Perdão, meus filhos com certeza sabem. Meus filhos comem sushi".

Os diretores também foram questionados se o filme pretendia educar as crianças sobre alimentos transgênicos.

"O primeiro filme era mais sobre o consumo, afirmávamos que o maior não é necessariamente o melhor. Agora, este filme trata mais sobre como a corporação busca apropriar-se da criatividade de Flint", explicou Cody Cameron.

"A ideia era mostrar a vida criando vida...", afirmava, quando foi interrompido por Hader com uma advertência: Cuidado que vão citar isto por anos".

"Apenas relaxem. Divirtam-se", pediu em seguida o ator.

Acompanhe tudo sobre:AnimaçãoArteCinemaCriançasEntretenimentoFilmesTransgênicos

Mais de Casual

Conheça os modelos de tênis favoritos dos skatistas brasileiros nas Olimpíadas de Paris

Xiaomi construirá segunda fábrica de carros na China

'Feira do Caminho do Queijo Paulista' acontece neste final de semana em São Paulo

O melhor restaurante de Santos (SP), segundo o ranking EXAME Casual 2024

Mais na Exame