Casual

Criador do primeiro videogame morre aos 92 anos

No final da década de 1960, Ralph Baer montou um aparelho chamado de “Brown Box”, que, mais tarde, ganhou o nome de Magnavox Odyssey

Ralph Baer: conceito do produto criado por Baer é o mesmo usado por videogames até hoje (Divulgação)

Ralph Baer: conceito do produto criado por Baer é o mesmo usado por videogames até hoje (Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 8 de dezembro de 2014 às 13h38.

São Paulo - Ralph Baer, creditado por muitos como o criador do primeiro videogame, morreu no último sábado (6/12) aos 92 anos. No final da década de 1960, Baer montou um aparelho chamado de Brown Box, que, mais tarde, ganhou o nome de Magnavox Odyssey, em 1972, após o licenciamento do design. As informações são do Gamasutra.

O conceito do produto criado por Baer é o mesmo usado por videogames até hoje: um computador dentro de uma caixa que é controlado por joysticks e conectado a uma televisão. O aparelho foi inicialmente bem aceito pela crítica, que o chamou de produto misterioso. A invenção representou um grande passo à frente em termos de entretenimento digital.

O objetivo do console, criado à época em que 40 milhões de TVs haviam acabado de chegar aos americanos, era ter um apelo universal, unindo a família e criando um entretenimento interativo com um dipositivo passivo, conforme indica o Ars Technica em um detalhado artigo sobre o criador do primeiro videogame.

Até o natal do seu ano de lançamento, 1972, o Magnavox Odyssey vendera 130 mil unidades.Em 1975, o número chegara a 330 mil unidades. Um dos jogos mais famosos era ao estilo Pong, que ficou mais conhecido quando a Atari lançou sua versão, três anos mais tarde.

//www.youtube.com/embed/1LsRGUODHlQ

Imigrante alemão, Baer recebeu, em 2006, uma medalha nacional de tecnologia do então presidente dos Estados Unidos George W. Bush. Em 2008, ele recebeu um prêmio de pioneirismo durante a Developer's Choise Awards. Baer detinha mais de 150 patentes que resultaram em outros produtos conhecidos, como o portátil SIMON.

Acompanhe tudo sobre:BrinquedosGamesMortes

Mais de Casual

Do campo à xícara: saiba o caminho que o café percorre até chegar a sua mesa

Com sustentabilidade e legado, sempre teremos Paris

3,5 mil quartos e R$ 100 milhões em reformas: os planos da Meliá para o Brasil

Senna e filme sobre Fórmula 1: como o esporte tem se tornado tendência nos streamings e cinemas

Mais na Exame