São Paulo - A organização do tradicional prêmio World Car of the Year (Carro Mundial do Ano) divulgou nesta terça-feira (29) a lista de concorrentes da edição de 2016. Nada menos do que 22 modelos estão na disputa pelo trono que foi ocupado pelo Mercedes-Benz Classe C no ano passado.
Para poderem concorrer ao prêmio, os carros precisam se enquadrar em alguns critérios. O principal deles, naturalmente, é que ele seja um lançamento recente.
Além disso, é necessário que o modelo tenha estado à venda em ao menos dois continentes no período entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de maio de 2016.
Com essa triagem feita, um júri composto por 72 jornalistas especializados passam a avaliar os modelos elegíveis. Os melhores são designados como finalistas e são anunciados durante o Salão de Genebra, em março de 2016. Por fim, o anúncio do grande vencedor acontece no Salão de Nova Iorque, poucas semanas depois.
Também estão disponíveis prêmios em categorias segmentadas: carro de performance, carro de luxo, carro "verde" e carro-design. Abaixo, você confere as listas com todos os concorrentes:
-
1. Direto do forno
zoom_out_map
1/11 (REUTERS/Kai Pfaffenbach)
A abertura dos portões do
Salão de Frankfurt ao público estava prevista para a quinta-feira (17), mas desde antes você já conferiu as grandes novidades do evento alemão. Veja a seguir as mais importantes
novidades exibidas no segundo dia de cobertura da imprensa em Frankfurt.
-
2. Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio
zoom_out_map
2/11 (REUTERS/Kai Pfaffenbach)
Eis o mais novo modelo da retomada da marca italiana. Em Frankfurt, o sedã foi apresentado também em sua versão de performance, a Quadrifoglio Verde. Com motor 2.9 V6 turbo (510 cv), ele é capaz de completar uma volta em Nurburgring em 7min39s, com velocidade máxima de 307 km/h. Seu preço inicial será de 79 mil euros.
-
3. DS 4
zoom_out_map
3/11 (Divulgação)
Três versões do modelo da marca de luxo da Citroën foram apresentados no evento alemão. O convencional teve discretíssimas mudanças, como faróis de LED e revestimento interno com duas cores. Já a Crossback é maior novidade, com visual aventureiro, mais alto (em 3 cm) e dotado de cinco opções de motorização: de 130 e 165 cv a gasolina e 120, 150 e 180 cv a diesel. Uma versão conceitual, muito similar à Crossback, também está lá, como modestas diferenças no design.
-
4. Ford Focus RS
zoom_out_map
4/11 (Divulgação)
Já faz quase três meses que a Ford exibiu o novo Focus RS, mas alguns detalhes adicionais foram revelados em Frankfurt. Já se sabia que o modelo oferecia 350 cv com o motor 2.3 EcoBoost, mas agora a marca confirmou: este é o carro “RS” mais rápido já produzido. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 4,7 segundos, enquanto a velocidade máxima atingida é de 266 km/h.
-
5. Hyundai Santa Fe
zoom_out_map
5/11 (Divulgação)
O facelift do utilitário esportivo segue o padrão da atual linguagem de design da Hyundai, com nova grade frontal, novas luzes diurnas de LED, faróis, ponteiras quadradas de escapamento, entre outras novidades. Três versões de motorização estão disponíveis no novo Santa Fe: 2.4 a gasolina (de 188 cv), 2.0 a diesel (150 cv) e 2.2 a diesel (de 200 cv)
-
6. Hyundai Vision G concept
zoom_out_map
6/11 (Divulgação)
A montadora sul-coreana quer se reposicionar no mercado global, tornando-se mais premium. E o Vision G concept é o primeiro passo nesse sentido, já que antecipa um dos vários modelos de alto padrão que ela produzirá. Ele é totalmente voltado ao luxo, com revestimento interno de couro de alta qualidade, detalhes de acabamento dourados e sistema de áudio Lexicon, entre outros itens de destaque.
-
7. Mercedes-Benz Classe C Coupe
zoom_out_map
7/11 (Divulgação)
O modelo cresceu consideravelmente de tamanho na comparação com a geração anterior: 9,5 centímetros a mais de comprimento (sendo 8 cm a mais de espaço entre-eixos) e 4 cm a mais de largura. Seis opções de motorização estarão disponíveis para o mercado europeu, sendo quatro a gasolina (156, 184, 211 e 245 cavalos de potência) e duas a diesel (170 e 204 cv).
-
8. Rolls-Royce Dawn
zoom_out_map
8/11 (Divulgação)
Grosseiramente, podemos dizer que este é um Wraith que perdeu o teto. Mas, naturalmente, não é só isso. O Dawn também é mais pesado do que o cupê no qual se baseia, precisamente 200 kg a mais. Isso se deve ao reforço da estrutura do modelo para comportar um teto um pouco mais complexo. Sob o capô, foi mantido o possante 6.6 W12 biturbo, oferecendo 563 cv e conectado a um câmbio automático de seis marchas.
-
9. Toyota Prius
zoom_out_map
9/11 (Divulgação)
Que ele é um carro ideal para aqueles que buscam eficiência energética, todos já sabem. Mas o novo Prius precisava de uma atualização no visual um tantinho obsoleto. Essa reestilização veio, mas causou polêmica entre o público em geral. Fato é que o novo Prius está 10% mais eficiente do que seu antecessor, além de ter aumentado de tamanho – está 6 cm mais longo.
-
10. Volkswagen Golf GTI Clubsport
zoom_out_map
10/11 (Divulgação)
Ele causou certa comoção nas redes sociais há alguns dias. O motivo é simples: trata-se do mais potente Golf GTI de fábrica da história. Por padrão, o hatch oferece 265 cavalos de potência, mas, graças à função overboost, ele pode desenvolver 25 cv a mais por um período aproximado de 10 segundos – alcançando, portanto, 290 cv. Ainda sem preço definido, a estimativa é de que o GTI Clubsport seja vendido por até 35 mil euros.
-
11. Veja agora outros lançamentos do salão de Frankfurt
zoom_out_map
11/11 (Divulgação)