Casual

Conheça a teoria da conspiração que inspirou "Stranger Things"

Sem spoilers da 2ª temporada da série, veja as possíveis origens do roteiro de uma das histórias mais famosas da Netflix

Stranger Things: Eleven é inspirada em uma teoria da conspiração americana (Stranger Things/Facebook/Divulgação)

Stranger Things: Eleven é inspirada em uma teoria da conspiração americana (Stranger Things/Facebook/Divulgação)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 31 de outubro de 2017 às 10h47.

São Paulo - A Netflix liberou a esperada e misteriosa 2ª temporada do fenômeno "Stranger Things" na última sexta-feira. Agora, a batalha contra o mundo invertido e a agência secreta que realiza experimentos para desenvolver poderes psíquicos está cada vez mais intensa. Mas o que parece ser só mais uma trama ficcional de suspense pode ficar mais interessante: segundo o site Thrisllist, a série foi baseada em uma teoria da conspiração sobre um suposto projeto do governo americano.

Chamado de Montauk, o projeto foi implementado durante a Guerra Fria para desenvolver técnicas de guerra psicológica e recursos estratégicos exóticos, incluindo viagem no tempo, viagem no hiperespaço e invisibilidade. Parece familiar, não é? Sim! É exatamente isso o que enfrenta Eleven, uma das vítimas desse experimento na série.

Outras características no roteiro dos irmãos Duffer reforçam essa relação: antes de se chamar "Stranger Things", o título original anunciado em 2015 pela plataforma de streaming era Montauk. Além disso, a sinopse original também sinalizava uma inspiração nessa teoria, com "um mistério extraordinário envolvendo experimentos governamentais secretos, forças terroristas aterrorizantes e uma garota muito estranha".

A lenda urbana diz que os experimentos teriam sido realizados em Camp Hero, na Força Aérea de Montauk, em Long Island, e estariam ligados ao Experimento Filadélfia, que teria tornado invisível o destroyer de escolta USS Eldridge, em outubro de 1943. Nesse sentido, a causa da invisibilidade pode ser, na verdade, uma viagem no tempo.

Essa história chegou a Hollywood antes de "Stranger Things", em 1984, ano em que os escritores da série da Netflix nasceram, pelo filme "The Philadelphia Experiment".

yt thumbnail

A trama do experimento inspirou um homem chamado Preston Nichols a escrever "The Montauk Project: Experiments in Time" (O projeto Montauk: experimentos no tempo, em tradução livre), primeiro de uma série de livros que popularizaram a teoria da conspiraçãoAinda hoje, curiosos buscam informações e visitam possíveis instalações onde o governo pode ter realizado essas experiências.

Se você não se importa com spoiler e é fã de "Stranger Things", aqui vai um dica: os livros de Nichols revelarão instigantes pistas para quem está curioso sobre o futuro e os mistérios da série, já que, ao que tudo indica, sua obra deu origem à história.

Veja o trailer da 2ª temporada de "Stranger Things":

yt thumbnail

 

 

 

 

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)LivrosNetflixSéries americanas

Mais de Casual

20 anos de romance: descubra Charleston por meio das locações de Diário de Uma Paixão

Recém-lançada, Ferrari de quase R$ 4 milhões já vendeu 20 unidades no Brasil

O supercarro português de luxo que chega ao mercado por R$ 9 milhões

Dia Nacional do Coquetel: 9 drinques clássicos revisitados para provar em São Paulo

Mais na Exame