Exame Logo

Como 10 hábitos simples podem acelerar o seu metabolismo

Até mesmo ao estresse pode atrapalhar o seu metabolismo, por isso, relaxe

Mudança de hábito (ThinkStock)

Daniela Barbosa

Publicado em 5 de agosto de 2015 às 11h31.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h36.

São Paulo – Muitas vezes vilão para quem não consegue perder peso, o metabolismo pode ser entendido como a quantidade de calorias que o organismo consome para cumprir determinados papéis, como o simples ato de respirar. Não conseguir emagrecer pode sim estar ligado a um metabolismo mais lento, mas algumas medidas simples podem acelerar a função metabólica do organismo, fazendo com que o corpo gaste mais calorias para realizar as mesmas atividades. A pedido de EXAME.com, o médico Antônio Carlos Till, do Vita Check-up Center, listou 10 hábitos simples que podem ajudar a acelerar o seu metabolismo, veja nas imagens quais são eles.
  • 2. Não pule refeições

    2 /12(ThinkStock)

  • Veja também

    Engana-se quem acha que pular refeições ajuda no processo de emagrecimento. De acordo com o especialista, pular refeições prejudica o metabolismo e não faz com que pessoa perca peso.  “O que realmente impactará na perda de peso corporal é a quantidade e a qualidade do que é ingerido. Portanto, faça suas refeições em intervalos máximos de 4 horas”, afirma Dr. Till.
  • 3. Priorize o sono

    3 /12(ThinkStock)

  • Dormir adequadamente é fundamental. Segundo o Dr. Till, o metabolismo da glicose é afetado em pessoas que dormem menos do que a sua necessidade.  É importante lembrar, no entanto, que cada pessoa tem uma necessidade diária diferenciada, que pode variar de 6 a 8 horas de sono. O importante é que o sono seja suficiente para ela ficar descansada.
  • 4. Beba muita água

    4 /12(ThinkStock)

    Manter o corpo hidratado também é bom para o metabolismo. Estudos já mostraram que a ingestão de muita água pode facilitar a queima de calorias. “Pois facilita o transporte de vitaminas e ajuda a eliminar toxinas, melhorando também a função intestinal. Beba bastante líquido, de 2 a 3 litros por dia”, afirma o médico.
  • 5. Mexa-se

    5 /12(ThinkStock)

    Obviamente que atividade física acelera o metabolismo. O exercício, segundo Till, é de fundamental valor. O especialista alerta que o ideal é associar exercícios aeróbicos a treinamentos anaeróbicos, como musculação, além, é claro de uma alimentação equilibrada.
  • 6. Beba café

    6 /12(ThinkStock)

    Já listamos aqui 11 razões para beber café todos os dias. Para o especialista, o consumo de cafeína estimula o corpo e também aumenta a capacidade de queima de calorias.
  • 7. Fique longe dos sucos industrializados

    7 /12(ThinkStock)

    Embora seja de fruta e aparentemente saudável, sucos de frutas industrializados possuem excesso de açúcar e conservantes químicos, além de outras substâncias prejudiciais ao organismo.   “Ao contrário da cafeína, ele pode tornar lento os processos metabólicos”.
  • 8. Coma proteína

    8 /12(ThinkStock)

    Além de manter o corpo sempre hidratado, comer uma quantidade adequada diariamente de proteína é muito importante. Segundo o dr. Till, a proteína dá energia e facilita a mobilidade e a queima de calorias de uma forma mais rápida.
  • 9. Consuma gorduras do bem

    9 /12(ThinkStock)

    Nem sempre um alimento mais calórico é ruim. De acordo com o dr. Till, as pessoas  necessitam de calorias para o bom funcionamento do organismo.  “As gorduras constituem-se em importante fonte calórica e devemos consumir as gorduras saudáveis, as insaturadas, encontradas em peixes, certos tipos de óleos e castanhas, além do abacate. Deve-se evitar, no entanto, as gorduras saturadas e trans”.
  • 10. Evite alguns adoçantes

    10 /12(ThinkStock)

    Substituir o açúcar por adoçante nem sempre é uma escolha saudável, pois o uso de alguns adoçantes pode aumentar o apetite e fazer com que o corpo demande mais carboidratos, os quais são mais difíceis de serem quebrados reduzindo o metabolismo do nosso corpo.
  • 11. Relaxe

    11 /12(ThinkStock)

    E por fim, relaxe. Diversos estudos mostram que o estresse em determinados níveis é positivo para a nossa vida e pode, no longo prazo, contribuir para a preservação de nossa capacidade intelectual, funcionando inclusive como uma “prevenção” para a demência e o Alzheimer.  “Quando excessivo, no entanto, o estresse leva a liberação de grande quantidade de cortisol, atrapalhando nosso metabolismo e podendo resultar em acúmulo extra de gordura”, conclui Till.
  • 12. Falando em saúde...

    12 /12(Thinkstock)

  • Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoSaúdeTrigo

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame