Casual

Combustível pelo delivery pode sair mais barato que nos postos; entenda

Aplicativo de abastecimento GOfit foi apresentado durante evento de vela oceânica, em Ilhabela

Caminhão GOfit (Aline Bassi/Balaio de Ideias/Divulgação)

Caminhão GOfit (Aline Bassi/Balaio de Ideias/Divulgação)

Paty Moraes Nobre

Paty Moraes Nobre

Publicado em 24 de novembro de 2020 às 13h35.

Última atualização em 24 de novembro de 2020 às 14h04.

O evento que uniu o Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano e a 20ª Copa Suzuki, no Yacht Club de Ilhabela, em São Paulo, no último final de semana, apresentou uma novidade para os velejadores e os amantes do meio náutico: o aplicativo GOfit, que oferece serviço de combustível delivery.

Ganha pouco, mas gostaria de começar a guardar dinheiro e investir? Aprenda com a EXAME Academy

Há quase um ano em fase de consolidação no Brasil, o app pretende revolucionar o mercado de combustíveis com um sistema em amplo crescimento em países como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra.

O serviço, autorizado pela Agência Nacional do Petróleo, atende a barcos, lanchas e jet-skis nas marinas, e veículos leves, como carros, na casa ou empresa do cliente.

Jorge Berdasco, comandante do Bravo e VP da GOfit (Aline Bassi/Balaio de Ideias/Divulgação)

"O GOfit é um projeto ainda experimental, tem autorização da ANP para funcionamento e com base nesse projeto é que será regulamentada a atividade de delivery. Atualmente, muitas marinas não têm postos de combustível. E o abastecimento é feito com galões transportados do posto até os barcos. Isso é muito perigoso”, destaca Jorge Berdasco, vice-presidente jurídico do GOfit. Jorge é comandante do veleiro Bravo, terceiro colocado no Campeonato Brasileiro de IRC na categoria cruise.

"Trouxemos essa ideia desses países e estamos idealizando e desenvolvendo esse formato na operação no Brasil. É inovador, pioneiro, não existe essa forma de entrega de combustível. É comodidade e segurança", complementa o velejador, que fez a ponte com a empresa onde trabalha para apresentar a novidade aos colegas do meio náutico.

Por enquanto, o funcionamento é baseado no Rio de Janeiro, nos bairros da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Vargem Pequena.

Caminhão GOfit (Aline Bassi/Balaio de Ideias/Divulgação)

A pandemia aumentou a demanda

De acordo com Jorge, principalmente durante a pandemia de covid-19, houve um aumento da demanda e maior fidelização de clientes, não só de pessoas físicas mas também de empresas locadoras de veículos. A expectativa para 2021 é de ampliação para todo o Rio de Janeiro e seguir, inicialmente, para o estado de São Paulo.

“O abastecimento, feito por caminhões da empresa, tem sistema de filmagem e proteção para evitar faíscas ou qualquer perigo de acidente”, garante o VP. Em quase um ano de funcionamento, nenhum acidente foi verificado. Operadores fiscalizam as câmeras à distância e as entregas são feitas apenas em locais abertos, sendo proibido o abastecimento em local fechado e subterrâneo.

É mais barato que nos postos?

O funcionamento é 24 horas e o aplicativo é em formato de e-commerce. Após realizar o cadastro dos dados, o app informa a disponibilidade dos caminhões para, então, a compra ser efetivada e o caminhão fazer o atendimento.

E os preços em relação aos postos? Berdasco explica que pode ser, inclusive, menor. "Trabalhamos com preços alinhados com os postos de gasolina, preço justo para o consumidor. Às vezes, até abaixo de postos de bandeira, o que tem sido um atrativo para as pessoas. Geralmente, quem compra, fideliza", afirma.

Acompanhe tudo sobre:CombustíveisEsportesVela (esporte)

Mais de Casual

Os 42 melhores vinhos brasileiros premiados em concurso internacional realizado em São Paulo

CEO da NEOM, cidade futurista da Arábia Saudita, renuncia após seis anos

Sob o sol do Brasil, grife italiana de iates de luxo fatura R$ 560 milhões

Prédio 'árvore' em Balneário Camboriú promete ar puro aos moradores; unidades custam R$ 4,5 milhões