Casual

COB pede revisão da luta de Esquiva na final olímpica

Na ocasião, o pugilista do Brasil perdeu para o japonês Ryoto Murata por 14 a 13, após sofrer uma polêmica punição do árbitro no terceiro e último assalto

Esquiva Falcão, após receber medalha: boxeador entrou com bandeira brasileira na cerimônia de encerramento (REUTERS/Damir Sagolj)

Esquiva Falcão, após receber medalha: boxeador entrou com bandeira brasileira na cerimônia de encerramento (REUTERS/Damir Sagolj)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2012 às 19h07.

Rio - O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) pediu oficialmente a revisão do resultado da luta de Esquiva Falcão Florentino na final da categoria até 75kg na Olimpíada de Londres. Na ocasião, o pugilista do Brasil perdeu para o japonês Ryoto Murata por 14 a 13, após sofrer uma polêmica punição do árbitro no terceiro e último assalto, e ficou com a medalha de prata.

Com base nas notícias de que o árbitro polonês Mariusz Gorn teria se arrependido de aplicar a punição que custou dois pontos ao pugilista brasileiro, o COB enviou uma carta para a Associação Internacional de Boxe (AIBA) para pedir a revisão do resultado da final olímpica.

"Tudo indica que houve um erro de interpretação do árbitro, por isso pedimos que a AIBA reveja o resultado final da luta. O COB tem o dever de lutar pelos interesses dos atletas brasileiros", afirmou o presidente da entidade, Carlos Arthur Nuzman, ao anunciar a medida.

Após a disputa da final olímpica do peso médio, no último sábado, Esquiva reclamou bastante do resultado da luta. "Não acreditei quando recebi a punição. A punição deveria ter sido dada para os dois, estavam os dois se agarrando. No fim, foi por isso que perdi", lamentou o pugilista brasileiro de 22 anos, logo depois de perder a medalha de ouro.

Independente da polêmica na final e do pedido de revisão feito pelo COB, o resultado de Esquiva já o melhor da história do boxe brasileiro em Jogos Olímpicos. Antes, a única medalha tinha sido o bronze de Servílio de Oliveira em 1968. Em Londres, porém, o Brasil ganhou essa de prata e outras duas de bronze, com Adriana Araújo e Yamaguchi Falcão Florentino.

Acompanhe tudo sobre:OlimpíadasEsportistasEsportesOlimpíada de Londres 2012

Mais de Casual

12 restaurantes com ceias para Natal e Ano Novo em São Paulo

Onde assistir às séries indicadas ao Globo de Ouro

Onde assistir aos filmes indicados do Globo de Ouro

Em 'jogo de mentirinha', Carlos Alcaraz vence João Fonseca