CNN se retrata por ter chamado Corinthians de "pequeno"

A rede americana divulgou hoje resposta ao movimento #corinthiansisbiggerthanCNN, que começou com um texto que chamou o time de "clube pequeno de São Paulo"
Corinthians, chamado de "pequeno clube" pela CNN, tem a segunda maior torcida do Brasil (Wikimedia Commons)
Corinthians, chamado de "pequeno clube" pela CNN, tem a segunda maior torcida do Brasil (Wikimedia Commons)
M
Mirela PortugalPublicado em 19/07/2011 às 21:52.

São Paulo - Tamanho é documento para os corintianos, que receberam na noite desta terça-feira (19) a aguardada retratação da CNN por chamar seu time de "pequeno". O delito aconteceu em artigo publicado ontem pela emissora, que se admirava pela proposta bilionária para contratar o argentino Carlos Tevez por um "clube pequeno de São Paulo".

A rede americana divulgou hoje outro texto para explicar o motivo do comentário, após a torcida ofendida ter levado ao topo dos Trending Topics nacional a hashtag #corinthiansisbiggerthancnn (o Corinthians é maior que a CNN). Assinado pelo articulista Fareed Zakaria, o mesmo autor do texto original, o novo post começa retratando a odisséia de críticas.

"Fui inundado por milhares de e-mails, muitos enfurecidos com o uso da palavra "pequeno" para descrever o Corinthians". O autor se justifica afirmando que apesar do time ter uma grande torcida, o clube não possui a força econômica dos grandes clubes europeus. Mas que isso está sendo mudado, pois a equipe fechou patrocínios e aumentou o seu poderio financeiro.

O articulista se despede do encontro amargo com os fãs brasileiros com palavras de simpatia. "O Corinthians é um grande clube com mais de cem anos de orgulhosa história – e eu desejo ao time e a seus fãs todo o sucesso do mundo".

Texto original

Publicado no blog Global Public Square, o texto que enraiveceu os torcedores brasileiros tomava a negociação pela saída do jogador Tevez do Manchester City a preço de ouro como exemplo do crescimento supostamente anabolizado da economia brasileira. 

"Você se surpreenderia em saber quem está tentando contratar Tevez. Não são xeques ou oligarcas, mas um pequeno clube de São Paulo --Corinthians. Eles estão oferecendo U$ 55 milhões para comprar um astro do futebol. E isso é apenas a taxa para a transferência", dizia. Nesta terça, porém, o termo "pequeno" foi retirado do ar antes mesmo do novo artigo de Zakaria.

Antes do esclarecimento oficial no mesmo blog, a CNN retirou a palavra "small" do texto original.