Casual

Clube Tietê, em SP, vai virar área pública em setembro

Clube de Regatas Tietê será transformado em Centro Esportivo Tietê da Prefeitura de São Paulo


	Vista da Marginal Tietê, em SP: São Paulo irá ganhar centro esportivo público
 (LUCIANO PIVA / Veja São Paulo/VEJA)

Vista da Marginal Tietê, em SP: São Paulo irá ganhar centro esportivo público (LUCIANO PIVA / Veja São Paulo/VEJA)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de julho de 2014 às 10h37.

São Paulo - O muro externo foi derrubado e o terreno está coberto por tapumes de madeira.

O velho Clube de Regatas Tietê, de 1907, à beira da Marginal do Tietê, altura da Ponte das Bandeiras, será transformado em Centro Esportivo Tietê da Prefeitura de São Paulo, segundo o Decreto 53.832/2013. A obra deve ser entregue em setembro.

Pelo menos é o que promete a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura. O espaço, de 50 mil m², deve ser entregue na Virada Esportiva na cidade.

O projeto prevê 5 ginásios, 5 quadras de tênis, 4 quadras de basquete, 4 quadras poliesportivas, pista de caminhada, mais 19 mil m2 de área livre. O local tem histórias para contar. Boas e ruins.

Pelo Clube Tietê passaram atletas como Maria Lenk (natação), que aprendeu a nadar nas águas então límpidas do Rio Tietê para se curar de uma pneumonia. Lá também se criou a campeã Maria Esther Bueno, ícone do tênis brasileiro até hoje.

Mas nem só de glórias viveu o Clube Tietê. Houve momentos de enorme obscuridade. Um deles foi lembrado pelo ator Milton Gonçalves em 2008, durante uma solenidade do Troféu Raça Negra.

Milton Gonçalves é mineiro, mas passou parte da infância em São Paulo. Um dia, ainda um menino, tentava brincar o carnaval no Tietê e foi barrado por ser negro. Ele recordou o episódio na noite da entrega do troféu.

Ao lado da área que vai se tornar pública depois de uma longa disputa judicial entre a Prefeitura de São Paulo e o clube fica a Faculdade Zumbi dos Palmares, que tem por missão a inclusão dos negros no ensino superior.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasFernando HaddadMetrópoles globaisPolítica no BrasilPolíticos brasileirosPrefeitosPrefeiturassao-paulo

Mais de Casual

Destinos internacionais têm queda no preço das passagens; veja oportunidades para 2025

Ano Novo Chinês: Montblanc comemora com coleção inspirada no ano da cobra

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana

Xícara cheia: novidades para quem gosta de café