Cerveja e vinho são as bebidas que os internautas mais tomam

Entre as bebidas alcoólicas mais consumidas, cerveja ficou em primeiro lugar, já que 68% dos entrevistados beberam o líquido nos últimos 30 dias

	Hábito de beber cerveja é mais comum entre pessoas acima de 50 anos, segundo levantamento
 (HeadCRasher/Creative Commons)
Hábito de beber cerveja é mais comum entre pessoas acima de 50 anos, segundo levantamento (HeadCRasher/Creative Commons)
L
Luciana CarvalhoPublicado em 24/10/2013 às 05:24.

São Paulo – Quase três quartos dos internautas costumam consumir bebidas alcoólicas e, ao que tudo indica, a cerveja é a preferida deles. De acordo com uma pesquisa online com mais de 1,2 mil pessoas, realizada pelo Conecta, plataforma web do IBOPE Inteligência, 72% dos usuários da internet no Brasil têm hábito de beber substâncias alcoólicas.

No geral, esse consumo é bem mais comum entre as pessoas mais jovens. Depois dos 50 anos, só 31% dos internautas declararam beber, enquanto, entre aqueles que têm idade até 49 anos, o índice de indivíduos que têm essa prática é de 70% a 77%. 

As regiões Norte e Sul são as que mais se destacam nesse ponto, já que o consumo de álcool atingiu 90% e 81% das respostas, respectivamente. O levantamento mostrou que, nos últimos 30 dias, 68% das pessoas beberam cerveja, 42% beberam vinho, 24% tomaram vodca, 20%, uísque, e 19% consumiram bebidas do tipo “ice”.

O Centro-Oeste brasileiro é o lugar em que mais se bebe cerveja (93%) e a região Sul vem logo atrás (82%), onde também tem alto consumo de vinho (70%). A vodca tem mais adeptos no Sudeste, preferência que se divide entre os extremos das faixas etárias. Entre os com mais de 50 anos, o consumo atinge 58% e, entre os jovens de 16 a 19 anos, a porcentagem é de 51%. O uísque tem a mesma relação na região: entre os mais velhos, o consumo é de 52% e entre os mais jovens, 42%.

O ato de beber cerveja é mais comum entre as pessoas com mais de 50 anos (90%), mas quem tem entre 30 e 39 anos também se mostrou mais adepto à bebida (87%).