Casual

Cerveja de uva brasileira é eleita a melhor do mundo em concurso internacional; conheça

A cervejaria faz parte do Grupo Famiglia Valduga e a cerveja foi produzida durante o período da vindima no Vale dos Vinhedos

Leopoldina: linha de cervejas de uva. (Divulgação/Divulgação)

Leopoldina: linha de cervejas de uva. (Divulgação/Divulgação)

Gilson Garrett Jr.
Gilson Garrett Jr.

Repórter de Lifestyle

Publicado em 11 de setembro de 2024 às 17h05.

Tudo sobreVinhos
Saiba mais

Seja em concursos internacionais de vinho ou de cerveja, o Brasil geralmente está no pódio, seja no topo ou entre os primeiros colocados. Misturando esses dois mundos, é praticamente certo que um rótulo brasileiro estaria em destaque. E foi assim no World Beer Awards 2024, revelado no começo de agosto, um dos concursos mais importantes do mundo.

A Italian Grape Ale Gewürztraminer, da cervejaria Leopoldina, foi eleita a melhor cerveja de uva do mundo na categoria de elaborações especiais. A amostra da cerveja foi enviada ao concurso antes mesmo de seu lançamento. Tanto é que ela chega ao mercado já com o selo da premiação, com custo de R$ 89 no site da marca.

A cervejaria faz parte do Grupo Famiglia Valduga e a cerveja foi produzida durante o período da vindima no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, com a safra 2023. Este rótulo especial chega para compor o portfólio da Leopoldina nesta categoria, que já conta com as varietais Pinot Noir, Moscato, Sauvignon Blanc e Chardonnay.

Como é a cerveja vencedora

O novo rótulo é elaborado com uma das variedades brancas mais emblemáticas do mundo, a uva Gewürztraminer. A casta é de origem alemã e é conhecida por seus vinhos brancos intensos e perfumados. Com aromas marcantes de frutas tropicais, como lichia e abacaxi, além de notas florais e toques de especiarias, essa uva se destaca pela acidez moderada e doçura natural. Ela é comumente cultivada na região da Alsácia, na França.

A Italian Grape Ale Gewürztraminer tem como base a Witbier e apresenta uma coloração amarelo-clara, levemente turva, com textura suave e aveludada. No paladar, é elegante e seca, com notas cítricas e florais. Refrescante na boca, apresenta um sabor equilibrado entre a doçura das uvas e o leve amargor dos lúpulos.

Brasileiros no topo do World Beer Awards

Outras cervejarias brasileiras também apareceram no topo do World Beer Awards. A Sebastian Altbier, da Walfänger, foi eleita a melhor na categoria Altbier entre as escuras. A Wäls foi eleita a melhor Pale Ale brasileira com a Verano, enquanto a Hainu, da Colorado, ficou entre as melhores na categoria Flavoured Stout & Porter.

O Brasil também teve destaque na categoria de design. A garrafa da cervejaria Flamingo Beer & Co. foi eleita a mais bonita do mundo. Além disso, o país ganhou várias medalhas de ouro e prata em diversas categorias.

Acompanhe tudo sobre:CervejasVinhos

Mais de Casual

A nova 'mania' da Geração Z que vem irritando autoridades nos aeroportos

Após degustar 500 rótulos, Latam define os 27 vinhos que estão na nova carta da executiva

Após fiasco, segunda edição do Fyre Festival tem ingressos que custam até US$ 1,1 milhão

Montblanc revela novos produtos da campanha ‘100 Anos da Meisterstück’