Casual

CBF não decidirá de imediato sobre manter Chapecoense na Série A

O secretário-geral da entidade disse, antes de embarcar para Chapecó, que a prioridade, neste momento, é apoiar as famílias das vítimas do acidente

Chapecoense: "Neste momento estamos absolutamente constatando o fato e direcionados para acompanhamento das famílias" (Facebook/Reprodução)

Chapecoense: "Neste momento estamos absolutamente constatando o fato e direcionados para acompanhamento das famílias" (Facebook/Reprodução)

AB

Agência Brasil

Publicado em 29 de novembro de 2016 às 19h50.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não vai tomar qualquer decisão imediata sobre o pedido de alguns clubes para a permanência da Chapecoense na Série A pelo período de três anos.

O secretário-geral da entidade, Walter Feldman, disse, antes de embarcar no avião da CBF que seguiu para Chapecó, em Santa Catarina, que a prioridade, neste momento, é apoiar as famílias das vítimas do acidente da aeronave que levava a equipe da Chapecoense para a Colômbia, junto com diretores do clube e jornalistas.

Feldman também não confirmou um pedido que a CBF teria feito para a Confederação Sul Americana de Futebol (Conmebol) para que o título da Copa Sul-Americana fosse dividido entre a Chapecoense o Atlético Nacional de Medellin, finalistas da competição.

"Neste momento estamos absolutamente constatando o fato e direcionados para acompanhamento das famílias. Só nos coube adiar os eventos e não discutir neste instante a questão dos jogos", informou Feldman após anunciar que a CBF decidiu adiar a última rodada do campeonato brasileiro e as finais da Copa do Brasil e da Copa do Brasil Sub-20.

Conforme a assessoria da CBF, para resolver a permanência da Chape na primeira divisão do futebol brasileiro seria necessário a concordância de todos os clubes da divisão e este tipo de decisão costuma ocorrer em reuniões na entidade. A programação da CBF não prevê qualquer encontro ainda para este ano.

Em nota assinada por presidentes de vários clubes, os dirigentes manifestaram pesar pelas mortes no acidente na Colômbia e se solidarizam com a Chapecoense, aos torcedores, famílias e amigos dos atletas, comissão técnica e representantes da direção da agremiação.

Empréstimo gratuito

Os clubes afirmam que apesar de saberem de "prejuízos irreparáveis" provocados pelo terrível acontecimento, "entendem que o momento é de união, apoio e auxílio à Chapecoense".

Por isso, propuseram o empréstimo gratuito de atletas para a temporada de 2017; e fizeram o pedido à CBF de que a Chapecoense não fique sujeita ao rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro pelas próximas três temporadas.

"Caso a Chapecoense termine o campeonato entre os quatro últimos, o 16º colocado seria rebaixado. Trata-se de gesto mínimo de solidariedade que se encontra ao nosso alcance neste momento, mas dotado do mais sincero objetivo de reconstrução desta instituição e de parte do futebol brasileiro que fora perdida hoje", completa a nota dos clubes.

Na sede a CBF, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, desde as primeiras horas a manhã de hoje (29) as bandeiras, na entrada da entidade, estão a meio mastro em sinal de luto.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoCBFChapecoense

Mais de Casual

Matheus Nachtergaele: 'Espero que O Auto da Compadecida 2 lembre como é bom ser brasileiro'

Brinde harmonizado: como escolher bons rótulos para as festas de fim de ano

Os espumantes brasileiros que se destacaram em concursos internacionais em 2024

Para onde os mais ricos do mundo viajam nas férias de fim de ano? Veja os destinos favoritos