O craque Maradona (David Cannon/Allsport/Getty Images)
Agência O Globo
Publicado em 4 de maio de 2022 às 14h42.
Última atualização em 4 de maio de 2022 às 14h48.
A Argentina implorou ao ex-jogador da seleção inglesa Steve Hodge para comprar a camisa da "mão de Deus” de Diego Maradona. O inglês colocou o item em leilão com lance inicial de £ 5 milhões.
O meia Hodge, hoje com 59 anos, trocou de camisa com a lenda do futebol argentino após ele marcar os dois gols sobre a Inglaterra da Copa do Mundo do México. No primeiro, Maradona protagonizou o lance controverso em que usa uma das mãos. A vitória levou a seleção sul-americana às semifinais, e posteriormente ao título em 1986.
De acordo com o The Sun, apenas o lance inicial de £ 5 milhões imediatamente torna a camisa 10 do ex-jogador o item de memorabilia esportiva mais valioso já vendido.
Ainda segundo a publicação, uma delegação de representantes da Argentina foi a Londres em uma última tentativa de levar o item para um museu de Maradona em Buenos Aires. O grupo é formado pela Federação Argentina, a família do ex-jogador e uma empresa privada de memorabilia.
“Ele está vendendo algo que pertence a Maradona e à AFA sem autorização. Deveria estar na Argentina para que todos os argentinos pudessem apreciá-lo — e não para um milionário exibi-lo em seu armário”, disse um dos membros da equipe.
Hodge já havia emprestado a camisa ao Museu Nacional do Futebol de Manchester. Maradona faleceu em novembro de 2020.