Casual

Brasil estreia no futebol do Pan com empate com a Argentina

Clássico terminou em 1 a 1, no estádio Omnilife, que pertence ao Chivas e tem gramado sintético

As duas seleções fazem parte do grupo B e voltarão a campo na próxima sexta-feira, quando o Brasil enfrentará Cuba, e a Argentina pegará a Costa Rica (Getty Images)

As duas seleções fazem parte do grupo B e voltarão a campo na próxima sexta-feira, quando o Brasil enfrentará Cuba, e a Argentina pegará a Costa Rica (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2011 às 21h11.

Redação Central - A seleção brasileira estreou nesta quarta-feira no torneio de futebol dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara com um empate em 1 a 1 no clássico com a Argentina, no estádio Omnilife, que pertence ao Chivas e tem gramado sintético.

Tanto o técnico da seleção brasileira, Ney Franco, quanto o da rival, Walter Perazzo, contaram apenas com atletas sub-20. Ney apostou em alguns jogadores que foram campeões mundiais da categoria em agosto, na Colômbia.

Os primeiros minutos de jogo foram de muito estudo e de poucas ações ofensivas, com os times indo de intermediária a intermediária. O Brasil foi o primeiro a começar a se arriscar, mas a melhor chance da primeira etapa foi dos 'hermanos'.

Aos 35 da etapa inicial, Lucas Zen cochilou e foi desarmado. A bola ficou com Araújo, que trocou passes e saiu na cara do goleiro Cesar, mas finalizou muito mal, pela linha de fundo.


A resposta veio dois minutos depois, com Felipe Anderson, que foi acionado na entrada da área, pelo meio, e arriscou o chute. O goleiro Achucarro fez bela intervenção.

A partida continuou equilibrada na volta do intervalo, mas a seleção do técnico Ney Franco incomodava mais. Aos 12 minutos, Felipe Anderson cruzou para Henrique, que desviou e obrigou o arqueiro adversário a fazer boa defesa. Foi um indício do que viria a seguir.

Aos 17, o próprio Henrique, que foi eleito o melhor jogador do último Mundial Sub-20, no qual o Brasil foi campeão, recebeu de Cidinho e tocou na saída do goleiro.

Após o golpe, a Argentina acordou para o jogo e equilibrou as ações. Depois de um sufoco da rival, a seleção brasileira voltou a atacar, mas acabou sofrendo o gol de empate, aos 28, quando Araújo, homem mais efetivo da equipe de Perazzo, apareceu atrás da zaga e finalizou rasteiro.


Por pouco não houve a virada aos 32. Villafañez recebeu sozinho dentro da área e chutou rasteiro. Cesar, campeão da Copa São Paulo pelo Flamengo neste ano, defendeu bem.

Como era de se esperar, os ânimos foram ficando exaltados, e o clássico, mais pegado. Aos 40 minutos, Araújo e o zagueiro Romário se estranharam, o argentino deu uma cotovelada sem bola no brasileiro, e ambos foram expulsos.

As duas seleções fazem parte do grupo B e voltarão a campo na próxima sexta-feira, quando o Brasil enfrentará Cuba, e a Argentina pegará a Costa Rica. Na estreia, também nesta quinta, os costarriquenhos venceram os cubanos por 1 a 0, gol de Blanco, aos dez minutos do segundo tempo. No grupo A, estão os donos da casa, o Uruguai, Trinidad e Tobago e o Equador.

Acompanhe tudo sobre:EsportesFutebolJogos Pan-AmericanosSetor de esportes

Mais de Casual

Brinde harmonizado: como escolher bons rótulos para as festas de fim de ano

Os espumantes brasileiros que se destacaram em concursos internacionais em 2024

Para onde os mais ricos do mundo viajam nas férias de fim de ano? Veja os destinos favoritos

25 restaurantes que funcionam entre o Natal e o Ano Novo em São Paulo