Casual

Brasil bate Coreia e disputa final de futebol após 24 anos

Na final dos Jogos de Londres, no sábado, o Brasil enfrentará o México, que derrotou o Japão por 3 x 1, de virada

Seleção brasileira com Neymar (Nigel Roddis/Reuters)

Seleção brasileira com Neymar (Nigel Roddis/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2012 às 18h03.

Londres - A seleção brasileira vai disputar a decisão do futebol olímpico masculino depois de 24 anos ao superar a Coreia do Sul por 3 x 0 nesta terça-feira, no estádio Old Trafford, em Manchester.

O atacante Leandro Damião, autor de dois gols contra Honduras nas quartas de final, novamente marcou duas vezes e foi um dos destaques do time. O volante Rômulo anotou o outro gol.

Na final dos Jogos de Londres, no sábado, o Brasil enfrentará o México, que derrotou o Japão por 3 x 1, de virada.

A equipe brasileira busca sua primeira medalha de ouro olímpica no futebol, após conquistar a prata em Los Angeles-1984 e em Seul-1888, última vez que foi à final.

Contra os sul-coreanos, que haviam eliminado a anfitriã Grã-Bretanha nos pênaltis pelas quartas de final, o Brasil não fez uma partida brilhante, mas o suficiente para avançar.

A maior surpresa na escalação do técnico Mano Menezes foi a entrada de Alex Sandro no lugar de Hulk, um dos três convocados acima do limite de idade de 23 anos -os outros são o zagueiro Thiago Silva e o lateral-esquerdo Marcelo.

Mesmo com o meio-campo reforçado na marcação, o Brasil viu a Coreia ameaçar no início, através de jogadas de velocidade.


Aos 12 minutos, os sul-coreanos entraram com perigo dentro da área brasileira e o zagueiro Juan salvou, chutando a bola para escanteio. Teve ainda um chute que passou por cima do travessão, assustando o jovem goleiro Gabriel.

Aos 38 minutos, no entanto, foi o Brasil que abriu o placar. Após roubada de bola no meio-campo, Neymar passou para Oscar, que avançou e tocou para Rômulo, do lado direito do campo, chutar de primeira, rasteiro. O goleiro sul-coreano Lee falhou no lance.

No segundo tempo, o Brasil ampliou aos 12 minutos, com Leandro Damião, que completou cruzamento de Neymar, após a bola passar por baixo das pernas de Marcelo.

Aos 19 minutos, Leandro Damião fez seu segundo gol ao chutar de bico, de dentro da área, em jogada iniciada por Neymar.

A partir daí, o Brasil passou a tocar bola e até poupou Marcelo e Damião, que foram substituídos por Hulk e Alexandre Pato. Bruno Uvini ainda entrou no lugar de Juan na zaga.

Com o resultado, o Brasil segue com 100 por cento de aproveitamento. O time venceu Egito, Belarus e Nova Zelândia na primeira fase e depois Honduras nas quartas de final.

Acompanhe tudo sobre:EsportesFutebolOlimpíada de Londres 2012OlimpíadasSetor de esportes

Mais de Casual

Matheus Nachtergaele: 'Espero que O Auto da Compadecida 2 lembre como é bom ser brasileiro'

Brinde harmonizado: como escolher bons rótulos para as festas de fim de ano

Os espumantes brasileiros que se destacaram em concursos internacionais em 2024

Para onde os mais ricos do mundo viajam nas férias de fim de ano? Veja os destinos favoritos