Ataque de tubarão: Vítima entrou no mar apenas para retirar areia do corpo
Moradores relataram confusão e desordem no início do dia; expectativa é que 2,5 mil moradores da região maiores de 18 anos sejam imunizados

Agência O Globo
Publicado em 10 de julho de 2021 às 20h56.
Um homem morreu após ser atacado por um tubarão na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife , na tarde deste sábado. Marcelo Rocha Santos, de 51 anos, chegou a ser levado para o Hospital da Restauração (HR), no centro de Recife, mas não resistiu. O capitão do Corpo de Bombeiro Joel Fernandes, que participou da ação, disse ao Jornal do Commercio, que a vítima jogava futebol, quando resolveu entrar no mar para retirar a areia do corpo. Ele chegou a gritar que estava sendo atacado pelo animal.
Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.
- Eles estavam em uma confraternização, jogando futebol, e depois ele, sozinho entrou [no mar] para tirar a areia do corpo e ficou com a água abaixo da linha da cintura, não estava no fundo. Quando foi mordido, ele mesmo gritou informando que estava sofrendo um ataque de tubarão. Foi quando os salva-vidas do posto 10 desceram, o retiram da água e fizeram o primeiro atendimento - relatou.
A vítima teve a mão direita amputada e um ferimento profundo na coxa causados pelo animal.
- Como o tubarão pegou na parte posterior da coxa, foi feita a contenção da hemorragia com atadura e gaze. Ele foi retirado do mar e entregue no HR com vida. Saiu da praia com saturação 88, mas chegou lá (no HR) com saturação 75 e não resistiu - contou o capitão sobre o salvamento.
Segundo o Comitê Estadual de Monitoramento, já foram registrados 62 ataques de tubarão nas praias de Pernambuco desde 1992. Em 25 casos, os banhistas morreram.