As melhores estreias do streaming e outras dicas para o fim de semana
De exposições de arte a um festival de cerveja, confira as dicas imperdíveis do fim de semana
Guilherme Dearo
Publicado em 31 de maio de 2019 às 06h00.
Última atualização em 31 de maio de 2019 às 06h00.
Mondial de La Bière
Um dos mais importantes festivais de cerveja artesanal do mundo, o canadense Mondial de La Bière desembarcou em São Paulo no ano passado - no Rio de Janeiro ele se repete desde 2013. A segunda edição paulistana, que vai até domingo, 2 de junho, ocorre na Arca, antiga metalúrgica na Vila Leopoldina que se espalha por 9 mil metros quadrados.
Cerca de 85 cervejarias devem apresentar seus produtos para um público estimado em 18 mil pessoas. O evento é animado por bandas de gêneros variados e competição de cervejas e inclui a presença de 15 food trucks e filiais de bares reputados como Cateto Pinheiros, Frangó e Âmbar.
Na bilheteria, o ingresso custa a partir de R$ 120 (a entrada inteira). Atenção para os horários: sexta, 31, das 17h à 0h; sábado, 1, das 14h à 0h; domingo, 2, das 14h às 22h. Onde: Avenida Manuel Bandeira, 360, Vila Leopoldina, São Paulo.
Instituto José Resende
O escultor paulista José Resende é conhecido por suas obras monumentais. Na mais conhecida delas, incluída no projeto paulistano Arte/Cidade, ele suspendeu seis vagões de trem abandonados na Mooca a uma inclinação de 45º.
Por considerar que suas esculturas nem sempre encontram o espaço ou as condições adequadas para serem apreciadas a contento, decidiu criar o próprio instituto. Custeado por ele e seu marchand, Paulo Fernandes, fica no município de São José do Barreiro, em São Paulo, a 270 quilômetros da capital e a 200 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro.
Inaugurado no dia 18 de maio, ocupa uma área de 1.200 metros quadrados com direito a área expositiva a céu aberto e um galpão para esculturas menores. Com curadoria do crítico de arte Ronaldo Brito, a mostra inaugural é composta por 50 obras da extensa produção de Resende e fica em cartaz até 18 de agosto.
O espaço abre para visitação aos sábados e domingos das 11h às 17h (durante a semana, só mediante agendamento pelo telefone (11) 96377-1610). Onde: Rodovia dos Tropeiros, 171 (KM 260), São José do Barreiro, São Paulo.
Elementary, sétima temporada
Criada por Rob Doherty, a série adapta as histórias de Sherlock para o tempo presente. Ele vive em Nova Iorque onde, com a ajuda da Dra. Joan Watson, auxilia a polícia a solucionar crimes - os mais impossíveis, claro. O primeiro é interpretado por Johnny Lee Miller e a segunda por Lucy Liu.
No final da sexta temporada (spoiler, spoiler!), o protagonista e sua escudeira mudam para a terra natal do detetive, Londres, e descobrem que Hannah Gregson (Liza J. Bennett) foi quem assassinou o serial killer Michael (Desmond Harrington). Agora chegou a hora da última temporada e dos acertos de contas finais. Estreou dia 23 de maio, na CBS.
Introdução à teoria dos opostos absolutos, de Raul Mourão
Há quase uma década o artista Raul Mourão mantém sua pesquisa artística voltada para as grades e outros elementos que compõem os sistemas de segurança das grandes cidades. Em “Introdução à teoria dos opostos absolutos”, sua terceira mostra individual na Galeria Nara Roesler, ele exibe esculturas e instalações cinéticas de caráter interativo, que dialogam com sua pesquisa e podem ser acionadas pelo público.
Mourão atua com escultor, desenhista e pintor. Por meio de suportes distintos, explora questões como o equilíbrio estrutural e dimensões matemáticas para revelar toda a potência dos materiais com os quais trabalha e dá novos sentidos a objetos que fazem parte do cotidiano urbano. Onde: Galeria Nara Roesler, Avenida Europa, 655, Jardim Europa, São Paulo, (11) 2039-5454. Até 20 de julho