Casual

As melhores dicas de viagens para o corredor

Antes de sair planeje para aproveitar a melhor maneira de desfrutar da corrida: percorrendo o mundo

Corredores passam em frente à Torre Eiffel na Maratona de Paris (Getty Images/Trago)

Corredores passam em frente à Torre Eiffel na Maratona de Paris (Getty Images/Trago)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2012 às 11h49.

São Paulo - A melhor maneira de desfrutar da corrida é percorrendo o mundo. Preparamos um especial de viagem com as melhores dicas para o corredor. Aproveite e organize a próxima excursão.

Escolha sua aventura

Um destino icônico ou uma corrida para bater recordes? Se você optar por uma prova em um local distante com a ideia de quebrar sua melhor marca haverá vários fatores que podem afetar negativamente o seu desempenho, como a questão do fuso horário, voos e adaptações. Quanto mais perto de casa for sua viagem, melhor para combater esses fatores.

Entretanto, você deve procurar, na medida do possível, no caso das viagens longas, chegar com o máximo de antecedência antes da prova. Essa é a maneira que os atletas de elite têm de se aclimatar a um novo continente ou mesmo ao fuso horário. No mínimo você deve estar lá três ou quatro dias antes da corrida. O tempo de aclimatação permite que as pernas se adaptem ao novo fuso horário e você esteja pronto física e psicologicamente para competir.

Seu sonho de corrida

Se o que você procura é participar de uma prova específica como a Maratona de Nova York, por exemplo, ao contrário de procurar uma marca, você deve se adaptar às exigências da corrida e por isso precisa ficar ligado aos correspondentes custos de voos, alojamento e atividades recreativas durante a alta temporada. Mas como seu objetivo aqui será desfrutar a prova, você poderá agenda-la para os primeiros dias da viagem e deixar tempo de diversão para os dias após a competição.

Você quer visitar um lugar

Se você sempre quis conhecer uma cidade especial, uma corrida será a desculpa perfeita para ir lá e transformar a aventura turística em algo além. É o que poderíamos chamar de um período de férias do corredor. Depois de escolher o seu destino, localize algumas corridas no local pesquisando pela Internet. Como seu objetivo é, acima de tudo, a viagem, recomendamos que procure provas mais curtas para sobrar tempo para o turismo.


Você quer viajar com a família

É possível conciliar família e corrida. Se sua companheira não for corredora, deixe que escolha o destino. Dessa forma, todos irão gostar de um aspecto da viagem. Se você quer correr, faça isso no início. Assim, suas verdadeiras férias começam após cruzar a linha de chegada. Mas cuidado, sua família está lá para apoiá-lo, porém, também estão de férias.

PREPARE-SE BEM

Os corredores são muito bons planejadores e não há nenhuma ocasião melhor para demonstrar isso que uma corrida no exterior.

Você está procurando um voo barato

Existem muitos sites que oferecem uma lista abrangente para encontrar o voo perfeito (econômico). Uma vez escolhido, tente optar pelo melhor local da aeronave a fim de não desgastar suas pernas. Evite os lugares na janela. Pode ser mais difícil dormir no corredor, porém, nesses assentos é possível esticar as pernas.

Tenha cuidado com o fuso horário

Voos de longa distância alteram os ritmos circadianos em seu corpo e causam o temido efeito do fuso horário. Esse desequilíbrio pode deixa-lo em estado letárgico por vários dias e minar suas condições para a corrida. Se você for enfrentar um fuso horário muito diferente do seu, comece a preparar suas horas de sono 10 dias antes do voo.

Confirme o horário

Se sua prova será pela manhã ou à tarde, certifique-se de fazer um treinamento em um momento semelhante para acostumar seu organismo. Reserve um restaurante para ir repor os carboidratos. Bom apetite!


Logística

É recomendável que você imprima os mapas que mostrem a área do hotel, da feira do corredor, bem como a largada e a saída da corrida. Além disso, você pode verificar rotas para correr em sites como rrca.org ou runtheplanet.com

Chegue com tudo pronto

Você está prestes a largar e ainda tem dúvidas? Para evitar isso, verifique no site da corrida e fóruns onde serão os postos de abastecimento, onde comer, como chegar etc.

Leia os cartazes

Em alguns países, as distâncias são descritas em milhas. Isso vai mudar o seu hábito e a forma de orientação a seguir durante a prova. Cada milha equivale a 1.609 metros. Um truque: meça o seu ritmo a cada 3 km, que são cerca de 5 km.

NA ESTRADA

Não desacelere por causa das infinitas horas de voo que lhe conduzem ao destino.

Não durma

É um dos erros mais comuns. Durma apenas se for a hora para isso em sua cidade de destino. Caso contrário, você vai acordar às 2h da manhã e ficar sonolento durante o dia.


Evite as pernas inchadas

Use meias de compressão. A pressão aumenta o fluxo sanguíneo e reduz a retenção de líquidos, que ajuda a prevenir a trombose venosa profunda (formação de coágulos de sangue, devido à imobilidade).

Micróbios fora

Passar várias horas em um avião com um bando de estranhos é uma ótima maneira de ficar doente. Como um recurso básico, use gel antibacteriano para as mãos com frequência.

Beba com frequência

O ar seco do avião propicia a desidratação, o que agrava muitas coisas, tais como a circulação sanguínea. Tente beber um copo de água a cada 60 ou 90 minutos. Você tem que ir ao banheiro duas vezes durante o voo. Esse é o sinal preciso que está se hidratante corretamente. Dica: esqueça o álcool sob quaisquer circunstâncias.

Acompanhe tudo sobre:CorridaEsportes

Mais de Casual

Chablis: por que os vinhos dessa região da França caíram no gosto do brasileiro?

"A Era das revoluções", de Fareed Zakaria, explica raízes do mundo contemporâneo; leia trecho

Do campo à xícara: saiba o caminho que o café percorre até chegar a sua mesa

Com sustentabilidade e legado, sempre teremos Paris

Mais na Exame