Casual

Nelson Leirner dá novas caras ao quadro de Mona Lisa

Exposição de Nelson Leirner traz 100 obras revisitadas da criação de Leonardo Da Vinci

Quadro da exposição  (Divulgação)

Quadro da exposição (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2012 às 12h08.

São Paulo – O sorriso enigmático de Mona Lisa ganhou mais humor com a intervenção de Nelson Leirner. O artista criou a mostra “Quadro a quadro: Cem monas”, que traz 100 obras redecoradas para a Galeria Silvia Cintra + box 4, no Rio de Janeiro, a partir desta terça até o dia 20 de outubro.

Colocadas dentro de caixas de acrílico, as telas foram modificadas com a aplicação de brincos, óculos, batom, bigode, acessórios e outros badulaques coloridos e modernos. Apesar do resultado aparentemente cômico, a intenção do artista não foi fazer piada, nem “restaurar” a obra de Leonardo Da Vinci (como fez a espanhola Cecilia Giménez, de 80 anos, que destruiu uma imagem de Jesus Cristo, de Elias Garcia Martinez).

A releitura de Leirner, que também tem 80 anos, tem o objetivo de ironizar o abuso da tecnologia e das técnicas de edição de imagens, como o Photoshop, e a consequente banalização da imagem da Mona Lisa atualmente.

Todas as transformações feitas por ele nas reproduções foram manuais – para banalizar o banalizado, em um trabalho que durou 10 meses. Confira ao lado algumas imagens presentes na exposição “Quadro a quadro: Cem monas” . 

Acompanhe tudo sobre:ArteArtes visuaisArtistasCelebridadesExposições

Mais de Casual

Sexy repaginado: Calendário Pirelli traz nudez de volta às páginas — e dessa vez, não só a feminina

12 restaurantes que inauguraram em 2024 em São Paulo

João Fonseca bate Van Assche e vai à final do Next Gen Finals

Guia de verão no Rio: dicas de passeios, praias, bares e novidades da estação