Exame Logo

Arquiteto desenha escritório com partes de turbina eólica

São Paulo - Já pensou se o seu escritório for construído com objetos fabricados pela empresa onde você trabalha? Dependendo do produto, a ideia pode soar um pouco estranha, mas não no caso da T Bailey, uma siderúrgica norte-americana no Estado de Washington.  O arquiteto Tom Kundig, do escritório Olson Kunding, projetou os novos escritórios […]

O escritório da T Bailey, da Olson Kunding Architects (Divulgação/Olson Kunding)

Diogo Max

Publicado em 24 de junho de 2011 às 11h44.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 09h26.

São Paulo - Já pensou se o seu escritório for construído com objetos fabricados pela empresa onde você trabalha? Dependendo do produto, a ideia pode soar um pouco estranha, mas não no caso da T Bailey, uma siderúrgica norte-americana no Estado de Washington. 

O arquiteto Tom Kundig, do escritório Olson Kunding, projetou os novos escritórios da empresa americana, fazendo uso da estrutura de aço que recobre as turbinas de energia eólica, produzidas pela T Bailey. 

Veja também

Nesse projeto, que recebeu recentemente um prêmio do Instituto Americano de Arquitetos (AIA), os visitantes sobem até os escritórios por um desses “tubos metálicos”. Abaixo dessa estrutura, existe uma hélice - usada nas turbinas eólicas - que faz a ventilação dos ambientes de trabalho, utilizando energia solar. 

Como dá para perceber, o prédio tem uma estrutura inacabada e boa parte dela está exposta – o que dá uma estética rústica ao espaço. Mas, segundo o escritório, há um lado positivo nisso: existe uma redução na quantidade de materiais tóxicos acrescentados ao edifício de uma siderúrgica.

Acompanhe tudo sobre:DesignEstados Unidos (EUA)InovaçãoPaíses ricos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Casual

Mais na Exame