Casual

Afro Fashion Day lança curta-metragem no Dia da Consciência Negra

Enquanto a pandemia incutia dúvidas sobre o cancelamento ou suspensão de desfiles pelo Brasil, o festival trouxe uma solução criativa: o fashion film

AFD: o evento trabalhou com equipe reduzida e dividiu os 31 modelos em 5 grupos. (Edgar Santos/Reprodução)

AFD: o evento trabalhou com equipe reduzida e dividiu os 31 modelos em 5 grupos. (Edgar Santos/Reprodução)

MD

Matheus Doliveira

Publicado em 20 de novembro de 2020 às 13h31.

Última atualização em 20 de novembro de 2020 às 14h05.

O Afro Fashion Day 2020 está de cara nova para a sua 6ª edição. Mas isso não quer dizer que a passarela mais negra do Brasil está menos linda, baianíssima e preta. Nesta sexta-feira 20, às 19h, o Fashion Film, ponto alto do projeto, será exibido em um programa ao vivo, com transmissão nas redes sociais do Correio. 

As empresas do futuro estão aqui. Conheça os melhores investimentos em ESG na EXAME Researchc

O evento  trará convidados para o Facebook, Youtube e Instagram neste Dia da Consciência Negra. E vai reunir boa parte dos nomes que fizeram o AFD 2020, como o produtor de moda Fagner Bispo, o modelo Alessi Falcão, o film maker Renan Benedito, o produtor musical Mauro Telefunksoul e o fotógrafo Edgar Azevedo.

Neste sexto ano, a ideia do AFD foi juntar o digital numa rota de Bahia fora do clichê, mas temperada com muito dendê. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o evento trabalhou com equipe reduzida e dividiu os 31 modelos em 5 grupos. Cada grupo passou pelas lentes do fotógrafo Edgar Santos e também foi até um ponto da capital baiana onde a equipe do diretor Renan Benedito gravou o filme. Os locais foram São Tomé de Paripe, Rio Vermelho, Gamboa, Candeal e o Parque São Bartolomeu - em Plataforma.

Fashion Film será exibido em um programa ao vivo com transmissão nas redes sociais do Correio (Edgar Santos/Reprodução)

Trabalhando no Afro Fashion Day pela primeira vez, Renan conta que é uma felicidade participar do projeto e que em todos os cinco dias de gravação os sorrisos davam o tom ao final do trabalho. Fã assumido de dendê, o film maker é fascinado pelas cores que o fruto possui em seu ciclo de vida: da raiz ao óleo.

“O dendê é como o povo negro. Temos diversidade nas tonalidades mas somos um só. O dendê tem seus estágios de amarelo, laranja, em alguns momentos parece ser vermelho, a casca é marrom... criar em cima disso foi muito fácil e prazeroso”, disse Renan.

Coordenadora de marketing do CORREIO, Marta Sousa explica que o Fahsion Film é uma tendência em passarelas de todo o mundo e que por isso o projeto rumou por esses mares, principalmente levando em consideração que a pandemia impossibilitou a realização de um desfile mais tradicional, com presença do público. "O Afro Fashion Day é um evento que transforma vidas. Modelos que passaram por aqui ganharam um mundo de oportunidades graças ao Afro. Com esse meio digital, estamos internacionalizando a passarela mais negra do Brasil, já que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, pode acessá-la", disse Marta.

Fotógrafo do AFD, Edgar Azevedo tem um trabalho dedicado a catalogar as várias belezas de pessoas pretas. Como o Afro possui quase toda a sua equipe formada por pessoas pretas, ele sentiu que as pessoas trabalham com mais leveza, se permitindo ser fotografadas e se vendo de uma forma que nunca permitem. “Quando elas se permitem estar ali com uma maquiagem, uma roupa bacana, fazendo fotos pela primeira vez, tudo isso é singular. É um divisor de águas”, afirma. 

Ter o dendê como tema foi algo que encantou quase toda a equipe. E também foi motivo de comemoração para Mauro Telefunksoul, que assina a trilha sonora do curta, passeando da música africana ao pagodão baiano para dar o molho dessa mistura.

O Afro Fashion Day 2020 estrela o trabalho de 31 modelos (Edgar Santos/Reprodução)

Pandemia e Seletiva Tik Tok

Enquanto a pandemia do novo coronavírus incutia dúvidas a respeito do cancelamento ou suspensão de desfiles pelo Brasil, o Afro Fashion Day trouxe uma solução criativa: o fashion film. Curta-metragem sobre moda, arte e cultura, o formato digital tornou-se aliado do maior projeto de moda negra do país, gerando expectativas para a reinvenção do AFD no Dia da Consciência Negra.

Os rumores sobre o fashion film, no entanto, já despontavam desde o anúncio da Seletiva Tik Tok —  que ocorreu entre os dias 4 e 6 de outubro. A seleção, encerrada no dia 14 de outubro, gerou oportunidades aos jovens Vitória Carmo (1º lugar na seleção feminina), Katarine Cardoso, Thalia Neres, Ednei William (1º lugar na seleção masculina), Deivid Silva e Rafa Araújo de integrarem a primeira edição digital do Afro Fashion Day.

A seletiva somou mais de 37 mil visualizações e o pico de quase 5 mil views por vídeo, entre os dias 10 a 12 de outubro. Entre 12 candidatos, foram eleitos os três vídeos masculinos e três femininos mais curtidos na página oficial do Jornal CORREIO no Tik Tok.

Modelos 

O Afro Fashion Day 2020 estrela o trabalho de 31 modelos, sendo 22 de agências, três convidados e seis das seletivas do Tik Tok escolhidos pelo público.

Entre os modelos de agência, destacam-se: Focus Moda — Jonas Bueno; One Models —  Marcelo Lima, Joice Simas, Sophia Laura, Adilson Silva e Lucas Monthy; Vivaldo Scouting — Zana, Alesí Falcão, Amanda Nascimento, Noemi Queirós, Willy Montenegro e Israel Queirós; Home Model — Nicolas Ribeiro e Thainá Monteiro; BI Produções — Luana Ferreira, Elson Lima e Renata Trindade; 40 Graus — estreando Fernanda Andrade e Malu Andrade, unindo pela 1º vez mãe e filha nas passarelas; PJT Models — Edilene Moreira; Model Club — Thaina Cruz; e X-Treme Models — Leandro Santos.

Eleitos por voto popular, Vitória Carmo, Katarine Cardoso, Thalia Neres, Ednei William, Deivid Silva e Rafa Araújo foram os escolhidos via Seletiva Tik Tok. Entre os convidados, destacam-se Josy Brasil — rainha do Muzenza e esposa do modelo Leandro Santos; Leide Oliveira e Simone Costa.

A coordenação é de Luciana Gomes — Gerente Comercial do jornal; Vanessa Araújo — Coordenadora de Projetos do Correio; Danilo Bittencourt — analista encarregado do AFD 2020 e Gabriela Cruz — editora de Conteúdo do Estúdio Correio.

Por sua vez, a equipe de produção é formada por Fagner Bispo —curador e produtor de moda; Renan Benedito — videomaker do fashion film; Dino Neto e Romário Aragão — beleza; Graziele Teles - tranças; Edgar Azevedo — fotógrafo, e Telefunksoul — produtor musical responsável pela trilha sonora.

Acompanhe tudo sobre:Desfiles de modaDiversidadeModa

Mais de Casual

Sexy repaginado: Calendário Pirelli traz nudez de volta às páginas — e dessa vez, não só a feminina

12 restaurantes que inauguraram em 2024 em São Paulo

João Fonseca bate Van Assche e vai à final do Next Gen Finals

Guia de verão no Rio: dicas de passeios, praias, bares e novidades da estação