Casual

A Uhura da série original de "Jornada das Estrelas" irá participar de uma missão da Nasa

A atriz Nichelle Nichols, 82 anos, irá participar de um voo do observatório estratosférico SOFIA em setembro

uhura (Getty Images)

uhura (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2015 às 13h48.

Nichelle Nichols, a tenente Uhura da série original de Jornada nas Estrelas, irá participar de uma missão da Nasa aos 82 anos. A atriz, que sofreu um AVC há três meses, estará entre o "pessoal não-essencial" de um telescópio da Nasa chamado SOFIA.

Porém, a missão que Nichols irá participar não irá explorar o espaço, "a fronteira final", como a Enterprise fazia no seriado dos anos 1960. O SOFIA (sigla em inglês para “Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha") será instalado em um Boeing 747 que irá decolar de uma base da Nasa em 15 de setembro e não ultrapassa os limites da estratosfera, a 50 mil metros de distância do solo.

Mantido em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão, esta é a segunda encarnação do projeto. Nichelle Nichols esteve no voo original do SOFIA em 1977, quando era embaixadora mundial da Nasa. Por isso, a atriz foi convidada a participar de uma parte da segunda missão.

O telescópio foi criado para observar a energia infravermelha presente no universo, que permite aos pesquisadores estudar desde o nascimento das estrelas até os buracos negros, passando por nébulas, sistemas solares, cometas e asteroides.

Durante um voo recente, na região da Nova Zelândia, o SOFIA foi capaz de observar a passagem de Plutão por uma estrela. O telescópio, instalado na fuselagem da aeronave, tem 2,5 metros de diâmetro.

Fonte: StarPower

 

Acompanhe tudo sobre:EspaçoINFONasaProgramas de TVSéries americanas

Mais de Casual

Dia da Lasanha: 12 restaurantes para provar o prato italiano em São Paulo

Collants da seleção brasileira de ginástica artística feminina foram desenhados por Jade Barbosa

Novo filme de M. Night Shyamalan insere serial killer na cultura pop

Após complicações com SpaceX e Boeing, NASA espera 'congestionamento' no espaço; entenda

Mais na Exame