Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

No próximo sábado (25), no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, acontece o Julius Baer São Paulo E-Prix 2023, a sexta etapa da 9ª temporada do Mundial de Fórmula E. Com dois brasileiros no grid, a categoria, reconhecida por ser a primeira no mundo com emissão zero de carbono, movimentará mais de 300 milhões de reais na economia, segundo Ricardo Nunes, prefeito da capital.

A etapa brasileira conta com patrocínio de marcas como TAG Heuer, Moet & Chandon, Heineken, DHL, entre outras.

Criada em 2014, a modalidade já teve dois brasileiros campeões: Nelsinho Piquet, no primeiro ano do mundial, e Lucas Di Grassi, em 2017. Di Grassi segue competindo e nesta temporada defenderá a equipe indiana Mahindra. Além dele, o outro brasileiro no grid é Sérgio Sette Câmara, que corre pela NIO 333 Racing.

A atual temporada da principal categoria elétrica do automobilismo também marcou a estreia dos carros da terceira geração, o Gen3. Com uma nova identidade visual, o carro é mais rápido em 100 quilômetros por hora quando comparado ao da geração 2, podendo atingir a velocidade de 332 quilômetros por hora. Um carro de Fórmula 1, por exemplo, alcança a velocidade de 360 quilômetros por hora, aproximadamente.

Um motor na traseira, outro na dianteira

Outra mudança importante é que, agora, os carros contam com dois motores: um na parte dianteira e outro na traseira. Por conta dessa novidade, 40% de toda a energia consumida durante a prova virá do próprio carro.

“A Fórmula E traz consigo essa marca de ser a única com zero emissão de carbono, então isso já confere a ela um caráter bastante popular e inovador. Fora isso, toda a tecnologia que será desenvolvida em todos os seus sistemas com certeza migrará para os carros comerciais, então eu acredito bastante que a Fórmula E se tornará cada ano mais popular e vai lançar sinais positivos para a ampliação da utilização do carro elétrico em todo o mundo”, afirma Ricardo David, diretor da Elev, empresa que atua no ramo da mobilidade elétrica.

Em 2022, a escuderia McLaren, uma das tradicionais da Fórmula 1, oficializou sua entrada na Fórmula E ao comprar a Mercedes. Além dela, a montadora italiana Maserati também está presente na disputa, retornando ao automobilismo em parceria com a Venturi Racing.

Com ingressos que variam de 300 a 350 reais, dos oito setores disponíveis para a corrida deste sábado, cinco já estão esgotados no site oficial do evento.

“O brasileiro sempre teve uma ligação muito forte com o automobilismo, basta a gente relembrar o quão representativas ainda são as figuras de Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi, Felipe Massa e outros pilotos em nosso país. E a Fórmula E tende a ganhar cada vez mais visibilidade por aqui, principalmente com o público jovem, que é engajado com marcas que demonstram preocupação com a sustentabilidade. Existe um potencial enorme a ser explorado com esse tipo de público e é preciso ir aonde esse consumidor está, como nas redes sociais e nas plataformas de streaming”, afirma Renê Salviano, CEO da agência Heatmap e especialista em marketing esportivo.

“Assim como a Fórmula 1 e a Fórmula Indy representaram ao longo do tempo uma importância significativa no mercado automobilístico, os grandes avanços dessa indústria vieram de transformações e aperfeiçoamentos dos veículos utilizados nessas corridas. Não tenho dúvida que essa categoria trará uma popularização do veículo elétrico e o tornará mais conhecido”, complementa Ricardo David.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Créditos

Últimas Notícias

ver mais
Montblanc celebra o prazer da escrita em biblioteca de Londres
Casual

Montblanc celebra o prazer da escrita em biblioteca de Londres

Há 6 horas
Joias para o Dia das Mães: um guia completo para a sua compra
Casual

Joias para o Dia das Mães: um guia completo para a sua compra

Há um dia
Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana
Casual

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana

Há um dia
TAG Heuer celebra 60 anos do icônico Carrera em parceria com artista plástico Adonis Alcici
Casual

TAG Heuer celebra 60 anos do icônico Carrera em parceria com artista plástico Adonis Alcici

Há um dia
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais